5 dicas que deve ter em conta para desfrutar dos 50 anos

Os 50 anos estão a bater-lhe à porta? Não os encare com medo. É apenas um número, mas parece que para alguns é assustador falar dele. Meio século de vida pode ser sinónimo de mudança. O momento ideal para reaprender a viver.

Texto Jéssica Ferreira | Fotografias Shutterstock

«Há quem tente disfarçar as rugas recorrendo ao bisturi, assim como há quem assuma os seus cabelos brancos e fragilidades», diz Vera Valadas Ferreira, no seu livro Sem Medo dos 50 [ed. Livros Horizonte].

Nem todos encaram a crise de meia-idade da mesma maneira. Mas, depois da entrada nos 30 e a passagem pelos 40, está na altura de olhar para trás e perceber o que vem daqui para a frente.

Deixe os problemas do trabalho no lado de fora e pense mais em si. Saiba como pode desfrutar dos seus 50 anos em pleno.

Mexa-se

Deixe de lado os números e lembre-se que nunca é tarde para mudar. «A fórmula da longevidade já existe e está dentro de nós», diz no livro Sem Medo dos 50, o nutricionista e fundador da Clínica do Tempo, Humberto Barbosa, explicando que «há quatro fatores que são essenciais: a alimentação saudável, a prática de exercício físico, o controlo do stress e o equilíbrio emocional.» Como diz o ditado: parar é morrer. Não arranje desculpas e torne-se numa pessoa mais ativa.

Cuide da mente

Da mesma maneira que exercita o corpo, deve também fazê-lo com a mente. A expressão «mente sã, em corpo são», não lhe é familiar? Segundo o diretor do Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Alexandre Castro Caldas, «há um enorme desperdício de pessoas, de experiência e saber, em termos laborais e humanos.» Crie novos laços de amizade e cruze as suas experiências de vida com outras pessoas. Deixe de lado o comando da televisão e saia de casa. Pinte uma tela ou dance ao som do Bon Jovi. Mantenha o cérebro ativo e faça aquilo de que mais gosta.

Amor e sexo

«Lá porque uma mulher perdeu a capacidade fértil, não quer dizer que não precise de exprimir a sua sexualidade», esclarece o sexólogo, Vasco Prazeres. Não deixe que a idade afete a sua vida amorosa. Entrar na menopausa não é sinónimo de acabar com a vida sexual. Antes pelo contrário, pode ser a altura ideal para fortalecer a relação com o seu companheiro ou até, quem sabe, descobrir uma nova paixão. Dispa-se de preconceitos e aproveite esta nova fase da melhor maneira.

Experimente

Encare esta nova fase da sua vida, como um processo de transição. Ainda há muito para viver e está na altura de fazer o que lhe apetece. Pense mais em si e aproveite para adquirir novas experiências. Faça a viagem dos seus sonhos, por exemplo. Sinta-se preenchida, a nível pessoal e profissional.

Prepare o futuro

Já pensou que esta pode ser a altura ideal para investir no seu próprio negócio? Para dar asas aos seus sonhos? «Aos 50 anos, conseguimos dar muito mais aos outros. Passamos a compreender melhor os relacionamentos humanos e começamos a olhar para as coisas noutra perspetiva», diz Isabel Neves, advogada e presidente do Clube Business Angels de Lisboa. Não tenha medo de arriscar e de transmitir os seus conhecimentos aos outros.