6 comidas que estão cheias de açúcar (e você não sabia)

Todos sabemos que uma coca-cola ou um doce têm grandes quantidades de açúcar, mas sabia que, com um prato de cereais ou um queque de mirtilo pode ultrapassar o limite recomendado de açúcar por dia? A Associação Americana do Coração recomenda que, por exemplo, as mulheres não consumam mais do que 24 gramas (seis colheres de chá) de açúcar por dia. As seis comidas abaixo podem ultrapassar esta quantidade. Saiba como não passar os limites recomendados.

Texto Ana Patrícia Cardoso | Fotografia Shutterstock

LIMONADA

Toda a gente pensa que limonadas são muito saudáveis para o organismo já que os limões estão repletos de vitamina C. O problema surge quando é acrescentado açúcar para reduzir a acidez. Uma garrafa de meio litro de limonada pode conter até 28 gramas de açúcar. O ideal é fazer a sua própria bebida com limões frescos e, se quiser, uma colher de mel.

QUEQUE DE MIRTILOS

Parecem saudáveis e os mirtilos são um excelente snack. Mas quando adicionados à massa do queques torna-se mais do que o recomendado: cerca de 30 gramas de açúcar, contabilizando o açúcar natural dos frutos e o adicionado à farinha. Opte por algo menos calórico como uma salada de frutas.

CEREAIS

É óbvio que uma taça de cereais não é tão saudável como uma de granola caseira. Mas, se os cereais são a sua primeira escolha quando lhe apetece algo doce, é melhor saber exatamente a quantidade de açúcar que está a ingerir. Imagine uma taça de cereais. Se encher a taça por inteiro, está a ingerir cerca de 32 gramas (o equivalente a 30 Gummy Bears).

SOPA DE TOMATE

Quando pensa em sopa de tomate não pensa imediatamente em açúcar, pois não? No entanto, as sopas instantâneas de tomate contém níveis elevados de frutose, basta ler a tabela de ingredientes. Cada unidade contém 30 gramas de açúcar. O ideal é fazer uma sopa caseira e, já agora, acrescente alguns vegetais (espinafres ou cogumelos funcionam bem) para ingerir mais nutrientes.

IOGURTE COM FRUTA

Iogurte sem adição de açúcar com fruta é, de forma geral, uma boa opção. Contudo, em alguns restaurantes de fast food servem este snack com a adição de açúcares refinados para ter mais sabor. Porque não prepara em casa e, já agora, acrescente alguma granola caseira para ter o fator crocante.

MARGARITA

Quem não gosta de beber uma margarita juntamente com nachos e guacamole. É um dos cocktails mais apreciados mas também dos que pode conter mais açúcar. Uma bebida pode ter 40 gramas de açúcar. Imagine se passar a noite toda a beber margaritas. Porque não troca esta bebida por um copo de vinho? A festa continua na mesma.

Este artigo foi publicado originalmente em www.noticiasmagazine.pt