Dezembro: 7 dicas para se manter saudável durante o mês das festas

O último mês do ano pode ser uma altura desafiante para a nossa saúde. O Natal está aí, as celebrações natalícias acumulam-se entre os grupos de amigos, os doces são uma tentação difícil de resistir e a ceia em família é um banquete que dura dias. Pequenas mudanças no dia-a-dia podem ajudar a colmatar o impacto físico desta época festiva para começar em pleno o ano novo.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

TOME UM BOM PEQUENO-ALMOÇO

A nutricionista Kerry Torrens disse ao The Guardian que «tomar um bom pequeno-almoço é essencial para conseguir dizer não aos excessos natalícios». Se sabe que vai ter uma celebração ao final do dia, faça questão de comer de forma equilibrada na sua primeira refeição. Vai sentir-se saciado durante mais tempo e sem a tentação de correr logo para a mesa dos doces.

BEBA COM MODERAÇÃO

Os brindes ao Natal e de Ano Novo vão repetir-se e todos os motivos serão válidos para abrir aquela garrafa especial. Em vez de tentar cortar definitivamente com o álcool, porque não opta por beber estrategicamente? Isto é, defina uma quantidade certa (dois ou três copos) e não ultrapasse esse número. Planeie antes a sua noite de forma a não se deixar ir em tentações.

DURMA UMA SESTA

Nem toda a gente consegue ter 30 minutos antes de uma noitada para dormir uma sesta mas, se for o seu caso, aproveite ao máximo esse tempo para descansar. Nick Littlehales, autor do livro Sleep: The Myth of 8 Hours defende que, mesmo que não consiga a meia hora, «procure um canto mais sossegado e tente fechar os olhos por um momento e desconetar.» É fundamental para conseguir encarar as festas de forma mais equilibrada.

ADAPTE O EXERCÍCIO FÍSICO

Começam as confraternizações de Natal e, de repente, deixa de haver tempo para o ginásio ao final do dia. «Volto em força no ano novo», costuma ser a desculpa mais frequente. Não precisa de o fazer, nem é aconselhável. Adapte os seus horários de forma a conseguir fazer tudo para que o seu corpo não sinta a diferença.

TENHA SEMPRE SNACKS SAUDÁVEIS

Os doces cheios de açúcar são uma tentação difícil de resistir neste mês. Aquele pudim da avó, as azevias ou os sonhos fazem as delícias dos serões, mas são verdadeiras bombas calóricas. Para conseguir contrariar a vontade de os comer, tenha sempre consigo snacks saudáveis como frutos secos, por exemplo. São sempre uma boa opção para colmatar parte da fome (nunca vá para um jantar com fome, é deslize na certa).

BEBA MUITA ÁGUA

A dica serve para todo o ano já que beber água é fundamental para a nossa saúde. No entanto, nesta altura do ano o cuidado deve ser redobrado e o ideal é ter sempre consigo uma garrafa de água para ir bebendo durante o dia. Se quer evitar a ressaca (não queremos todos?), vá alternando a sua bebida com copos de água para se manter hidratado.