8 dicas para lidar com a mudança de turma dos filhos

Livre-se dessa ansiedade logo à partida, aconselham os especialistas. Não faz bem às crianças nem a si.

Texto Ana Pago

Converse
Tem de ser sempre este o ponto de partida: contar à criança que vai mudar de turma, de escola ou até de amigos, mas está tudo bem, faz parte. É uma experiência que irá, de certeza, correr pelo melhor.

Apoie
Apesar do otimismo transmitido à criança, receios são naturais, pelo que os pais não devem minimizar a tristeza que possa sentir. Diga-lhe que a percebe. Mais do que isso, mostre-lhe que pode contar consigo. E sobretudo dê-lhe tempo.

Aceite
Mudanças são quase sempre difíceis, a maioria de nós resiste-lhes ao máximo. Porém fazem parte da vida e terão de ser os pais a educar pelo exemplo: quanto mais pessimistas e ansiosos, menos poderão esperar que as crianças façam diferente.

Informe-se
É importante conhecer a nova turma, a nova escola (se for esse o caso), o(s) novo(s) professor(es), as novas dinâmicas escolares. A insegurança – dos filhos, mas especialmente dos pais – tende a ser inversamente proporcional à noção do que aí vem.

Apresente
Além de pedir na antiga turma/escola que evitem frases como «Vamos ter saudades tuas» ou «Que pena que te vais embora», mostre à criança o novo espaço, aquilo que a espera, e perceba como ela se sente em relação à novidade.

Ajude
Na primeira semana, se conseguir, vá buscar o seu filho um pouco mais cedo e pergunte-lhe como correu o dia, do que gostou mais e menos. Fale-lhe também do seu trabalho para ele sentir que, no dia-a-dia, todos temos momentos melhores e piores.

Planeie
Tal como manterá o contacto com pais e coleguinhas de anos anteriores, mesmo que já não sejam da turma do seu filho, descubra quais as novas crianças de que ele mais gosta nesta fase e combine um encontro no parque ou numa festa de aniversário para se conhecerem melhor.

Reveja
E se no final, independentemente do muito que têm falado, as saudades ainda apertam a ponto de a criança não saber lidar com elas? Pergunte-lhe se gostava de rever a antiga escola/turma/professora/colegas e leve-a lá, sem problema. Também isso faz parte.


Veja também

Estratégias para falar de sexo com os seus filhos sem se atrapalhar

Estratégias para falar de sexo com os seus filhos sem se atrapalhar


Estratégias para falar de sexo com os seus filhos sem se atrapalhar