Arroz-doce para comer sem culpa

Se há doce que não pode faltar na mesa de Natal é o arroz-doce. Sobretudo se o conseguirmos deixar um pouco menos calórico do que manda a receita tradicional…

Com pouco trabalho e ingredientes muito simples se faz este arroz-doce saudável e supercremoso. É bem capaz de vir a ser a estrela das sobremesas este Natal.

INGREDIENTES

100 g de arroz carolino
5 dl de leite magro
3 gemas
60 g de açúcar (usámos mascavado)
1 ou 2 cascas de limão
1 pitadinha de sal
1 pau de canela
canela em pó (a gosto, para polvilhar)

FAÇA ASSIM
Numa panela antiaderente, coza o arroz em três vezes o seu volume de água, juntamente com uma pitada de sal, o pau de canela e as cascas de limão bem lavadas.

Enquanto isso, aqueça bem o leite num púcaro à parte (ou mesmo no micro-ondas), certificando-se de que não arrefece antes de o usar.

Quando vir que o arroz está no ponto, escorra a água que não tiver sido absorvida durante a cozedura e vá juntando o leite quente aos poucos, sem nunca parar de mexer.

Depois de o arroz ter finalmente absorvido o leite todo, apague o lume, tire a panela do fogão e acrescente de imediato as gemas e o açúcar. Mexa bem até incorporar.

Distribua o arroz-doce por taças de vidro, polvilhe com a canela em pó e sirva. Fica cremoso, suculento e nada enjoativo, uma delícia!