Rotinas do dia a dia que aceleram o envelhecimento

São hábitos de higiene impróprios, vícios que não conseguimos largar e costumes que podem deteriorar a pele e acelerar o envelhecimento. A revista Buenavida, do El País, reuniu algumas das rotinas que podem ser prejudiciais e explicou como deve evitá-las. Saiba tudo na fotogaleria em baixo

Texto DN LIFE | Fotografia iStock

Usar esponja de banho

O New York Post indica que 98 por cento dos dermatologistas não recomendam o uso da esponja de banho. As esponjas são fontes de bactérias e fungos e, por isso, a cada utilização deve deixá-las secar completamente. Se quer continuar a utilizá-las, substitua-as regularmente.

Deitar-se com a cara suja

Deve utilizar um produto macio e apropriado para limpar a cara antes de se deitar. Mesmo que não se maquilhe, é importante remover a sujidade que acumulou durante o dia. Água micelar pode ser uma boa alternativa para aplicar na pele antes de dormir.

Tomar banho com a água demasiado quente

«A água acima da temperatura corporal é uma das principais causas da desidratação epidérmica», afirma a dermatologista espanhola Paloma Cornejo, acrescentando que, juntando a utilização de sabonetes e gel de banho, pode alterar também o PH da pele. Pode também aumentar a flacidez da pele.

Não utilizar protetor

Não é só nos dias de piscina ou praia. A utilização do protetor deve ser diária, especialmente na cara. Desta forma evita o envelhecimento precoce da sua pele, além de prevenir o aparecimento de manchas e rugas.

Não utilizar óculos de sol

São essenciais para se proteger dos raios de sol. Deve assegurar-se que os seus óculos estão certificados pela Comunidade Europeia, certificando-se que são seguros para a visão.

Beber álcool

Além da adição e dos problemas de saúde que lhe pode trazer, o álcool é também prejudicial para a pele, aumentando a desidratação da mesma. Prejudica ainda as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e suavidade da pele.

Não comer fruta e legumes

Frutos vermelhos, tomates, cenouras, pêssegos, melancias ou laranjas são excelentes para oxigenar a pele. Por isto, e pelos benefícios que têm para a saúde, deve incluir frutas e legumes na sua dieta.