«Tenho dificuldade em fazer a digestão sempre que como batata. O que devo fazer?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos especialistas.

A nutricionista Patrícia Almeida responde a uma questão relacionada com a ingestão de batata.

Tenho 42 anos e de cada vez que como alguma coisa que contenha batata tenho sensação de mal-estar e dificuldade em fazer a digestão. Gostaria de saber o que fazer nestas situações e se há forma de solucionar este problema. C.P.

É importante perceber a tipologia da batata, a forma de confeção – se é cozida, assada, se está na sopa – e os condimentos associados, bem como registar os sintomas.

À primeira vista, e com o que refere, não me parece preocupante. Exclua o seu consumo durante um período de tempo, tenha atenção aos alimentos embalados e verifique sempre a lista de ingredientes.

Posteriormente, consuma a batata (com uma confeção simples e sem temperos) numa pequena porção e esteja atenta aos sintomas. Caso os mesmos persistam deve procurar um especialista que consiga analisar a melhor forma de a ajudar.