Beber sem ficar com ressaca? Sim, é possível (se fizer isto)

Quantas vezes disse «bebo só um copo» e acabou às cinco da manhã numa discoteca, num dia de semana, com copos a mais? O dia seguinte pode ser considerado uma tortura, com as dores de cabeça, o mau estar, o cansaço. É a chamada ressaca. Daria tudo para ficar na cama, sem se mexer até passar. Boas notícias, há forma de evitar a ressaca sem ter de abdicar da sua vida social. A primeira é não exagerar e beber com moderação. Se esta falhar (às vezes acontece), fique com estas dicas (que funcionam).

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

NÃO BEBER DE ESTÔMAGO VAZIO

Se quer evitar a ressaca, não salte o jantar. Quantas vezes já saiu do trabalho a correr, foi ter com amigos e, de repente, já bebeu quatro cervejas sem ter comido nada? É recorrente e um dos fatores que influenciam mais a ressaca no dia seguinte. Segundo o National Health Service no Reino Unido, essa refeição deve incluir hidratos de carbono. Se está a pensar que aquele hambúrguer no caminho para casa vai resolver o problema, está enganado. O mal já está feito. Repita para si mesmo: nunca saltar uma refeição. Nunca.

EVITE BEBIDAS ESCURAS

Quanto mais escura a bebida, pior a ressaca. Esta é uma linha de pensamento defendida por algumas pessoas e baseia-se no facto de bebidas escuras conterem mais substâncias que irritam o cérebro e pioram a ressaca. Se sofre particularmente quando bebe cerveja preta ou vinho tinto, opte por bebidas mais claras. Quem não aprecia um gin ou um cocktail?

ALTERNE ENTRE ÁLCOOL E ÁGUA

A desidratação é um dos principais motivos para ter ressaca. Se sabe que vai beber nessa noite, beba muita água antes. Durante o jantar ou festa, vá alternando entre álcool e um copo de água. É muito importante manter este ritual até ao fim. Não lhe custa nada e, na manhã seguinte, vai fazer toda a diferença. E quando chegar a casa, encha um copo grande de água e beba-o antes de ir para a cama. Talvez tenha de se levantar à noite para ir à casa de banho, mas é um preço a pagar para estar bem.

NÃO SE ESTIQUE NAS HORAS (PARA CONSEGUIR DESCANSAR)

Nem todas as noites precisam de durar até de madrugada. Se sente que já bebeu demais, vá para casa mais cedo e tente dormir as horas aconselhadas para o seu corpo poder descansar. Principalmente, se tem de trabalhar no dia seguinte. Dormir bem e muito ajuda a colmatar a ressaca. Quem nunca ficou até tarde e dormiu apenas duas horas antes de ir trabalhar. Mas lembra-se de como se sentiu quando se levantou? Não vale a pena passar por isso novamente.

NÃO BEBA

Pode ser o recurso mais óbvio. Não beba. Precisa mesmo de beber ou é uma imposição social que aceitamos sem pensar. Ninguém diz para cortar com o álcool, mas se tem assuntos importantes para resolver no dia seguinte, opte por Coca-Cola, sumos ou mesmo água. Mesmo que lhe perguntem o que tem, não ceda. Dosear a quantidade de álcool também é uma forma de evitar a ressaca. E não se preocupe, os seus amigos continuam lá. E vai acordar muito mais bem-disposto e com mais dinheiro no bolso que eles.