Bolachas de especiarias saudáveis

bolachas de especiarias saudáveis

A pensar nos lanches outonais ao fim de semana e já nos presentes de Natal que se aproxima. Quem não gostaria de receber umas bolachas de especiarias assim?

INGREDIENTES

250 g de manteiga sem sal amolecida
500 g de farinha integral
3 a 4 ovos (dependendo do tamanho deles e da consistência da massa)
8 colheres de sopa de stevia ou outro adoçante a gosto (pusemos um pouco menos)
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1/2 colher de café de pimenta-caiena
1 1/2 colher de chá de cardamomo em pó
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de canela
2 colheres de chá de raspas de laranja

1 colher de sobremesa de fermento em pó

FAÇA ASSIM

Num tachinho pequeno, em lume brando, comece por derreter ligeiramente a manteiga.

Deite a manteiga amolecida numa tigela grande, adicione a stevia, a essência de baunilha e os ovos, e bata tudo com uma vara de arames para ligar bem.

Acrescente a farinha, as especiarias, as raspas de laranja e o fermento, e amasse tudo até obter uma bola elástica e maleável, que não fique colada às mãos.

Cubra a tigela com película aderente e guarde-a no frigorífico durante um mínimo de 2 horas, deixando a massa repousar e refrigerar bem até ganhar a consistência certa para moldar.

Ao fim desse tempo ligue o forno nos 180º C e deixe-o aquecer enquanto faz as bolachinhas.

Vá retirando pequenos pedaços à bola de massa e estenda-os sobre uma superfície levemente enfarinhada com a ajuda de um rolo (trabalhámos em cima da mesa da cozinha, numa folha de papel vegetal).

Corte a massa com os cortadores da sua preferência (pode ir pensando já nuns alusivos ao Natal) e disponha as bolachinhas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (não é preciso untar).

Asse-as por uns 8 a 10 minutos até ficarem douradinhas e repita a operação até esgotar toda a massa. Atenção que por esta altura o cheiro em sua casa já vai ser de morrer, por isso não se espante se os vizinhos lhe forem bater à porta.

Depois é só deixar arrefecer as bolachinhas e guardá-las em latas bonitas ou frascos de vidro com tampa para não adulterar o sabor. Escusado será dizer que são maravilhosas.