«Acordo frequentemente cansado e tenho dificuldade respiratória. Do que pode ser?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

Já lhe aconteceu o mesmo? O médico cirurgião cardiotorácico Luís Baquero, do Hospital da Cruz Vermelha, responde a esta questão.

Acordo frequentemente cansado e sem energia mesmo que consiga dormir oito horas seguidas. Por vezes, já tenho notado também alguma dificuldade respiratória e dor no peito. Há alguma razão para isto acontecer?

Parece-me que estamos perante dois problemas diferentes embora relacionados. O primeiro, a falta de energia e sonolência diurna, pode ter que ver com uma situação chamada apneia do sono que, além de afetar a qualidade de vida, está associada a vários problemas como, por exemplo, doença cardiovascular, incluindo hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, arritmias e outras alterações comportamentais como cansaço crónico, depressão e diminuição do rendimento geral.

Estas alterações comportamentais têm como fatores de risco principais a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. A segunda situação relacionada com a «dificuldade respiratória e a dor no peito», e atendendo à história familiar, pode estar relacionada com a presença de doença coronária, que pode estar acentuada pela apneia do sono.

Uma avaliação de risco cardiovascular pode ajudá-lo a perceber se há ou não presença de doença coronária e igualmente se há necessidade de tratar e controlar os fatores de risco cardiovascular existentes.


Veja também:

«O meu filho tem os dentes amarelos. Há tratamentos de branqueamento para crianças?»