Chegou a preguiça do inverno. Como combatê-la?

Dias mais curtos, frio constante, chuva e uma vontade enorme de não fazer nada. Podíamos resumir desta forma os meses de inverno. A vontade de sair da cama é pouca, a de ficar aninhado no sofá, quando regressa a casa ao fim do dia, é muita, por isso raramente volta a sair. Somos todos atingidos por uma preguiça que não nos deixa aproveitar tanto a vida como nos longos dias de verão, mas há que contrariá-la e estas dicas podem ajudar.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

APROVEITE AS HORAS DO LUZ NO EXTERIOR

Apesar de os dias estarem mais curtos e ser de noite a meio da tarde, o sol de inverno ainda espreita em alguns dias. E há que aproveitá-lo. O nosso ritmo circadiano (as mudanças físicas e bioquímicas que o corpo sofre ao longo do dia – o ciclo biológico) necessita da luz solar para funcionar regularmente. Quando menos receber, mais disruptivos os seus horários serão. Abra as cortinas durante o dia e aproveite as horas de almoço para sair do local de trabalho e dar um passeio (mesmo curto, já surte efeito). Não é um dia de verão que termina às 20h00, mas vai notar melhor disposição.

MANTENHA UM SONO REGULAR

Não é novidade que dormir pouco faz que tenha menos energia para enfrentar o dia. Arrastamo-nos manhã e tarde a sonhar com o momento de voltar a fechar os olhos. Mas o contrário também não é positivo. «Hibernar» durante horas e insistir em passar os dias na cama só fará que sinta muito mais dificuldade quando tiver um dia cheio. Procure manter as oito horas de sono sem interrupções mesmo no inverno.

FAÇA EXERCÍCIO

Se está com pouca energia, provavelmente a última coisa que quer é atirar-se a 30 minutos numa passadeira ou uma aula de dança. Mas a verdade é que ir ao ginásio pela manhã pode ajudar a libertar as endorfinas necessárias para que se sinta bem consigo. Por outro lado, se chega a casa e tem dificuldade em aguentar-se sem adormecer no sofá, o treino antes do jantar vai contrariar essa preguiça e ajuda também a que durma melhor.

FUJA AO CAFÉ COM COMIDA SAUDÁVEL

Pouca energia, um café atrás do outro para combater o cansaço. Em vez de acumular cafeína no corpo, opte por comidas que lhe tragam essa vitalidade. Optar por cereais como aveia, por exemplo, é bom para receber a quantidade necessária de vitamina B que ajuda a converter a comida em energia e são fonte de hidratos que ajudam a sentir-se satisfeito por mais tempo ao longo do dia.