Comportamentos do dia-a-dia que podem provocar lesões

Senta-se na cadeira com um pé por baixo do corpo? Apanha pesos sem dobrar os joelhos ou apoia o braço na porta enquanto conduz? Saiba que tudo isto pode significar lesões graves no futuro.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Existem hábitos do quotidiano que constituem erros relacionados com a postura e que, um dia mais tarde, podem traduzir-se em lesões graves, nomeadamente na coluna.

Sentar-se de pernas cruzadas, colocar um pé por baixo do corpo ou colocar a mochila apenas apoiada num dos ombros são exemplos de incorreções que vamos fazendo ao longo dos anos.

Mais tarde, desenvolvem-se problemas na coluna, hérnias ou dores nas costas, provocados pela má postura adotada. Saiba quais são algumas das atividades em que cometemos mais erros.

Dormir de barriga para baixo

Pode levar a que fique com um torcicolo ou que magoe as articulações intervertebrais do pescoço. A melhor maneira de dormir é de lado, com uma almofada por baixo da cabeça e outro entre ou por baixo das pernas.

Levantar pesos sem dobrar os joelhos

Usar mochilas ou bolsas muito pesadas apoiadas apenas num ombro também pode trazer problemas de coluna ou levar ao aparecimento de hérnias. Aquilo que deve fazer-se é usar a mochila apoiada nos dois ombros, com as alças ajustadas às costas. Lembre-se que o peso da mochila não deve ultrapassar os 10 por cento do peso corporal da pessoa em causa.

Falar ao telefone com o ombro

Provoca sofrimento dos músculos e articulações, especialmente nos ombros e parte superior das costas. Se o fizer, deve logo a seguir alongar essa zona com alguns exercícios de forma a diminuir a tensão nos músculos afetados.

Apoiar o cotovelo na janela do carro

Se mantiver esta posição durante algum tempo vai começar a sentir uma tensão no músculo supra espinhoso. A dor no ombro pode ser temporária, se forem tomadas medidas.

Cruzar as pernas quando está sentado

Afeta a postura e pode provocar um desnível do quadril, além de dificultar o trabalho dos vasos sanguíneos. A melhor forma de se sentar é com os dois pés apoiados no chão e com os joelhos ligeiramente afastados.

Limpar a casa com as costas dobradas

A varrer, a aspirar ou até a passar a ferro a tendência é para dobrar ligeiramente as costas, o que sacrifica as articulações.