«Água com limão em jejum é benéfico para a saúde?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

A nutricionista Eduarda Alves responde a uma questão relacionada com os benefícios do copo de água com limão em jejum.

Defende-se muito que a água quente com limão em jejum é benéfico para a saúde mas nunca se diz quais são esses benefícios. Gostava de saber se é verdade e, se sim, quais? M.R.

A água com limão – preferencialmente tépida, em sintonia com a nossa temperatura corporal – em jejum, ajuda a repor a água que se perdeu durante o período noturno (por exemplo através da respiração, da transpiração, da eliminação de urina, e de muitas reações bioquímicas que ocorrem no nosso corpo, dando-se todas elas em meio aquoso) e a manter uma boa hidratação.

É uma boa fonte de vitamina C e potássio, tendo uma ação diurética, podendo favorecer quem tem tendência a fazer retenção de líquidos, bem como celulite ou hipertensão arterial. Ajuda ainda a estimular os movimentos intestinais, contribuindo para o bom funcionamento intestinal, podendo ajudar também em situações de obstipação.

Ao juntar algumas gotas de sumo de limão – acabado de espremer – à água, a água torna-se mais alcalina, facilitando o «trabalho» do nosso corpo para manter um pH equilibrado. Contribui para reduzir a halitose (mau hálito) e ajuda a prevenir inflamações da mucosa oral, bem como a cicatrizar pequenas ulcerações que aí possam existir. Devido à sua ação alcalinizante, pode ajudar a prevenir a formação de cálculos de ácido úrico em situações de hiperuricemia. Cada caso é um caso e deverá ser tratado como tal, pelo que deverá aconselhar-se com a (o) sua (seu) nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação.