Consultório: «Quando estou muito tempo na mesma posição fico com dormência nas costas»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

Bruno Santiago, neurocirurgião, responde a uma questão relacionada com dores e dormência sentida na zona das costas.

Sou homem e tenho 40 anos. Quando estou muito tempo na mesma posição começo a ficar com a sensação de dormência nas costas e, por vezes, sinto dor. Como faço viagens muito longas, começo a ressentir-me. Poderá tratar-se de uma hérnia? Ou pode ser apenas por conduzir bastante?

O facto de ter dor especificamente quando está muito tempo na mesma posição, nomeadamente a conduzir, e que melhora noutras situações, levanta a suspeita de um problema mecânico relacionado com uma postura deficiente do tronco e pescoço, ao longo dos anos.

Poderá estar associada a alterações degenerativas da coluna cervical (que têm predisposição genética individual).

Na ausência de sinais de alarme, que não refere, mas que devem ser explorados pelo médico assistente, recomendo que faça exercício regular de fortalecimento dos músculos do tronco e da cervical (natação, pilates ou aulas com educador físico, por exemplo) e corrija a sua postura a conduzir – tronco bem apoiado com um pequeno suporte lombar e, nas viagens mais longas, pode tentar um apoio cervical.

Se não melhorar em três a seis meses, a osteopatia e a fisioterapia são uma opção muito válida, sobretudo com profissionais experientes na correção da postura e no reforço dos músculos da coluna vertebral.

A decisão de fazer exames complementares deve ser discutida com o seu médico.


Veja também:

Dores na sua coluna? Saiba o que pode estar na origem