«Não consigo parar o sangramento das gengivas»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

Hoje, a dentista Rita Monteiro responde a uma questão relacionada com o sangramento gengival.

Tenho sangrado muito da gengiva quando faço a minha higiene oral. Comprei, entretanto, uma pasta dentífrica própria para prevenir o sangramento e troquei a minha escova. Gostaria de saber o que poderá estar a provocar esta anomalia, como devo proceder para parar o sangramento e se é normal este tipo de situação ocorrer?

Existem várias razões para que aconteça. A mais comum é a acumulação de placa bateriana junto à gengiva, que, não sendo removida apropriadamente, pode levar a uma situação de gengivite – caraterizada então por hemorragia gengival, dor ligeira e sensibilidade.

Deverá procurar o seu médico dentista e proceder a uma higiene oral, destartarização, com a finalidade de remover a placa calcificada (tártaro) e efetuar uma escovagem própria. Esta deverá ser indicada pelo seu médico ou higienista.

De uma semana a duas, as gengivas devem voltar à normalidade: sem hemorragia durante a escovagem.