«O meu filho chora quando está longe e não sei como reagir»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

O pediatra Paulo Oom responde à questão do nosso leitor sobre como lidar com a ansiedade do filho, quando está longe dos pais, em casa de familiares.

O meu filho, de 9 anos, tem muita dificuldade em passar fins de semana ou férias com os avós e com os tios. Liga insistentemente e chora para irmos buscá-lo. O que devo fazer para que se habitue a estar mais longe de casa e como reagir quando liga a chorar? P.T.

Este tem de ser um processo que tem de acontecer gradualmente. Inicialmente os pais têm de tentar aumentar o tempo que ele passa seja com os avós seja noutro local qualquer.

Podem começar com uma hora ou duas, depois uma manhã ou tarde. Até que vai conseguindo estar um dia ou uma semana.

O pior que os pais podem fazer neste tipo de situações é desistir. Este é o sintoma de desapego que acontece muito também quando vão para a creche ou para a escola.

Quando a criança liga a chorar, o que os pais devem fazer é ser firmes, seguir o plano determinado e cumpri-lo até ao final. Mais tarde ou mais cedo a criança vai perceber que está bem.