«Surgiu-me um quisto entre a mão e o pulso. O que devo fazer?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

O ortopedista Nuno Craveiro Lopes respondeu à questão de um leitor relacionada com dificuldade respiratória associada a cansaço e dor no peito.

Surgiu-me um quisto entre a mão e o pulso. Não tenho dores, mas se fizer pressão sobre ele magoa. Deveria consultar um especialista ou acabará por desaparecer? Já o tenho há duas semanas, não está a crescer, mas continua muito duro. F.V.

Pela descrição que faz é provável que seja um quisto sinovial do punho. Trata-se de uma bolsa cheia de líquido proveniente da articulação ou de um tendão local (líquido sinovial). Convém dirigir-se a um médico ortopedista de modo a confirmar o diagnóstico, pois, embora menos frequente, poderá ser outra situação que necessite de tratamento diferente.

O quisto sinovial tem um comportamento imprevisível. Pode permanecer do mesmo tamanho durante muito tempo, crescer progressivamente ou ainda desaparecer espontaneamente, sem nenhum tipo de intervenção.

Grande parte dos quistos sinoviais nunca chegam a causar sintomas e incomodam apenas pela aparência. Contudo, podem comprimir os tecidos, tendões ou nervos vizinhos e provocar dor ou incapacidade funcional.

Nesses casos, deverá consultar um médico ortopedista. O tratamento poderá ser feito por punção para esvaziar o seu conteúdo, com ou sem a injeção de corticoides. Os quistos de grande dimensão ou recidivados deverão ser ressecados cirurgicamente.


Veja também:

«Acordo frequentemente cansado e tenho dificuldade respiratória. Do que pode ser?»