Detesta correr? Há esperança para si

É daquelas pessoas que gosta de fazer exercício, mas detesta corrida? Então, continue a ler. De acordo com um estudo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, há vários exercícios que fazem bem à saúde e nenhum deles é correr. No entanto, saiba que é possível ultrapassar esse ódio e passar a fazer da corrida o seu desporto de eleição.

Texto DN Life | Fotografias Shutterstock

A maioria das pessoas não gosta de correr e até há quem diga que não é uma atividade para todos. As desculpas são sempre as mesmas: a preguiça, as condições meteorológicas e a falta de tempo. Levante-se do sofá e faça algo pela sua saúde.

«Há alguns exercícios que fazem bem à saúde a curto e a longo prazo e nenhum deles é correr», disse à Buena Vida, a professora de Medicina, da Universidade de Harvard, I-Min Lee, explicando que «o equilíbrio é a componente mais importante da nossa condição física e é algo que vamos perdendo à medida que vamos envelhecendo.»

É o caso do tai-chi, um dos desportos mencionados no estudo. É uma arte marcial que envolve movimentos fáceis e fluídos, criando a sensação de meditação em movimento. Dá para todas as idades e ajuda a encontrar o ritmo certo para controlar a respiração.

Se caminhasse, pelo menos, durante 30 minutos por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. Segundo a personal trainer, Marta Rosado, caminhar «diminui os níveis de colesterol e é essencial para pessoas com diabetes. Reforça o sistema imunitário e melhora a circulação».

Nadar, regularmente, entre 30 a 45 minutos ajuda a reduzir o stress e a combater a depressão.

Defina a sua passada, encontre o ritmo certo e faça as suas pausas. As caminhadas trazem muitos benefícios ao bem-estar do nosso cérebro. Não se preocupe apenas com o físico e lembre-se que a saúde mental é muito importante.

Os especialistas da Universidade de Harvard, consideram que a natação «é um desporto completo», uma vez que «trabalha todos os músculos do corpo e aumenta a frequência cardíaca.» Nadar, regularmente, entre 30 a 45 minutos ajuda a reduzir o stress e a combater a depressão.

A verdade é que já não vamos para novos e, à medida que a idade vai passando por nós, os músculos começam a mostrar sinais de fraqueza. Os pesos e os exercícios de Kegel – para os músculos pélvicos – tanto servem para homens, como para mulheres. São exercícios que melhoram a força muscular, previnem lesões e ativam o metabolismo.

De qualquer maneira, não deixe de lado a ideia de começar a correr. De manhã, à tarde ou quando o sol se põe. Comece quando quiser. Percorra a fotogaleria e descubra seis truques que podem ajudá-lo a ganhar o gosto pela corrida.