Texto de Alexandra Pedro | Fotografia iStock
Talvez seja, depois de reencontrar os amigos, aquilo de que os miúdos mais gostam no regresso às aulas. A excitação de comprar lápis e cadernos e mochilas e tintas a estrear. E há que aproveitar essa excitação, a ver se contagia tudo o resto.
A psicóloga e especialista em desenvolvimento infantil, Ana Manta, defende o envolvimento das crianças nas compras de regresso às aulas, dizendo que esta é uma forma de «criar memórias felizes».
«A compra de material escolar é uma excelente oportunidade de trabalhar a gestão do orçamento, destinando a cada filho um determinado plafond monetário para eles gerirem» diz a psicóloga Ana Manta.
«Quem não se lembra de ir comprar os livros e materiais novinhos em folha? Se queremos alunos motivados, temos que os envolver».
Além disso, acrescenta a especialista, «esta é também uma excelente oportunidade de trabalhar a gestão do orçamento, destinando a cada filho um determinado plafond monetário para eles gerirem. Vai ajudá-los no raciocínio matemático, mas também a perceber que não podem ter tudo o que querem».
Veja também: