«Devo tomar comprimidos para fortalecer os ossos e as articulações?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

Hoje, a médica Patrícia Nero, reumatologista no hospital CUF Descobertas, responde a uma questão relacionada com a osteoartrose.

Já tenho uma idade avançada e cada vez sinto mais dificuldade em andar e realizar as minhas tarefas diárias. Gostaria de saber se é aconselhável tomar os comprimidos que surgem frequentemente na televisão para fortalecer os ossos e as articulações?

A osteoartrose é a doença mais frequente da raça humana e a principal causa de invalidez. Consiste no desgaste da cartilagem, o que provoca dor articular, dificuldade nos movimentos das articulações e por vezes deformações.

Quando existe artrose das ancas e/ou dos joelhos, pode surgir dor nos movimentos, sobretudo ao andar.

De acordo com a evidência científica atual e com as recomendações da EULAR (European League Against Rheumatism), os medicamentos protetores da cartilagem, nomeadamente a glucosamina e a condroitina, são uma mais-valia no tratamento da osteoartrose do joelho e da anca.

Estes medicamentos, aliados a uma alimentação saudável, a um peso adequado e à prática regular de exercício físico, diminuem a intensidade da dor e consequentemente melhoram a função das articulações afetadas.


Veja também:

«Tenho um sinal saliente na zona do pescoço que, por vezes, sangra. O que significa?»