Dores na sua coluna? Saiba o que pode estar na origem

São várias as hipóteses. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, sete em cada dez pessoas tem problemas na coluna e esta é uma das principais razões para as idas ao médico.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Afeta pessoas de todas as idades, géneros e é uma das principais razões para as idas ao médico.

De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem grande parte da população e são a causa que limita mais os trabalhadores no mundo.

Os fatores de risco já identificados podem ser a postura, obesidade, estatura corporal, idade ou casos de depressão. No entanto, na grande maioria dos casos a origem das dores permanece desconhecida.

Mais de 400 mil portugueses, em cada ano, faltam ao trabalho por causa de dores nas costas.

Em 2015, a campanha «Olhe Pelas Suas Costas» alertava para o transporte de materiais pesados, movimentos repetitivos ou períodos muito longos na mesma posição, defendendo que estas exigências poderiam trazer complicações para a saúde a longo prazo.

Nesta altura, um estudo realizado no âmbito da mesma campanha indicava que «28,4% dos portugueses referem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas e mais de 400 mil portugueses, em cada ano, faltam ao trabalho por este motivo».

O El País questionou quatro especialistas sobre as principais razões que levam ao aparecimento desta patologia. Veja quais são os motivos mais frequentes através da fotogaleria.