Veja quais são as causas mais frequentes para o aparecimento de dores nas costas
Obesidade e sedentarismo: o excesso de peso e falta de atividade física podem levar ao aparecimento de dores na coluna.
Fumar: «Existe uma relação entre o consumo de tabaco e dores ma coluna», conclui um estudo realizado pela Universidade de Ciências da Saúde, nos Estados Unidos.
Má postura: ter uma posição incorreta pode levar a que apareçam problemas na sua coluna.
Peso excessivo nas mochilas: Muitas crianças e adolescentes têm excesso de peso nas mochilas, potenciando problemas nas costas.
Depressão e ansiedade: Um estudo da Universidade de Sydney indica que as pessoas que sofrem de ansiedade e depressão podem vir a desenvolver problemas na coluna no futuro.
Traumatismos: Uma simples contusão muscular numa pessoa saudável pode significar que venha a ter dores na coluna mais tarde.
Escoliose: A escoliose caracteriza-se por uma torção da coluna - formando um desvio em forma de S ou C - que provoca dores na zona das costas. Manifesta-se mais entre o sexo feminino e normalmente surge na adolescência.
Hérnias discais: Este é um problema que afeta sobretudo pessoas entre os 35 e os 55 anos e são mais comuns nos homens. A principal consequência desta patologia são as dores nas costas
Pedras nos rins: Um dos principais sintomas de quem sofre de pedras nos rins é precisamente o aparecimento de dores na zona lombar e costelas.
Osteoartrose: Ocorre quando a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos se desgasta ao longo do tempo e pode provocar dores na zona das costas.
São várias as hipóteses. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, sete em cada dez pessoas tem problemas na coluna e esta é uma das principais razões para as idas ao médico.
Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock
Afeta pessoas de todas as idades, géneros e é uma das principais razões para as idas ao médico.
De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem grande parte da população e são a causa que limita mais os trabalhadores no mundo.
Os fatores de risco já identificados podem ser a postura, obesidade, estatura corporal, idade ou casos de depressão. No entanto, na grande maioria dos casos a origem das dores permanece desconhecida.
Mais de 400 mil portugueses, em cada ano, faltam ao trabalho por causa de dores nas costas.
Em 2015, a campanha «Olhe Pelas Suas Costas» alertava para o transporte de materiais pesados, movimentos repetitivos ou períodos muito longos na mesma posição, defendendo que estas exigências poderiam trazer complicações para a saúde a longo prazo.
Nesta altura, um estudo realizado no âmbito da mesma campanha indicava que «28,4% dos portugueses referem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas e mais de 400 mil portugueses, em cada ano, faltam ao trabalho por este motivo».
O El País questionou quatro especialistas sobre as principais razões que levam ao aparecimento desta patologia. Veja quais são os motivos mais frequentes através da fotogaleria.