«É com isto que a depressão se parece»

Uma publicação de uma mulher com depressão – que já se tornou viral no Facebook – explica qual é a sensação de viver com esta doença. Milhares de pessoas agradeceram e comoveram-se com a partilha

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

A depressão é uma das doenças mentais mais estudada pelos especialistas. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro pessoas no mundo sofre de depressão.

Um dos sintomas mais comuns é, além da tristeza prolongada, o desinteresse e a falta de energia para desenvolver atividades que, anteriormente, pareciam agradáveis ao doente.

Outros sinais que podem estar relacionados com a depressão são a perda ou aumento de peso (sem qualquer dieta) de forma significativa, crises de choro e ainda alguma irritabilidade e sentimento constante de culpa.

«Lavar a roupa, limpar, vestir-me, tomar um duche, vestir os meus filhos, pentear-me e lavar os doentes, as tarefas diárias normais, tornaram-se um pesadelo»

Um estudo da Organização Mundial de Saúde, publicado no ano 2000, mostra que as mulheres são mais propensas para este tipo de perturbações. A análise mostrou que 1,9 por cento dos homens tem episódios de depressão unipolar, enquanto no caso das mulheres este valor sobe para os 3,2 por cento.

Brittany Ernsperger faz parte deste número. E com uma imagem na sua página de Facebook, juntamente com uma poderosa descrição, decidiu explicar ao mundo «como a depressão se parece».

This is what depression looks like.No. Not the clean dishes.But that there were that many dishes in the first place;…

Publicado por Brittany Ernsperger em Sábado, 30 de Junho de 2018

 

Com uma imagem com várias peças de loiça lavada, Ernsperger descreve como se sentiu nos últimos dias. «Há três dias sentei-me no chão da cozinha, olhei para eles [os pratos que estavam sujos no lava-loiça] e chorei. Sabia que precisavam de ser lavados. Mas a depressão não me deixou. É como um buraco negro», começou por escrever a blogger.

«Andei por ali a manhã e a noite toda. Mas apenas a olhar. Dizendo a mim mesma que podia lavá-los. Dizendo a mim mesma que devia fazê-lo. E sentindo-me miserável o dia todo por não o fazer», prosseguiu.

Brittany Ernsperger explica ainda que «o pior» é que esta falta de vontade e energia não é apenas com a loiça. «Lavar a roupa, limpar, vestir-me, tomar um duche, vestir os meus filhos, pentear-me e lavar os doentes, as tarefas diárias normais, tornaram-se um pesadelo», confessa.

TESTEMUNHO DE BRITTANY ERNSPERGER TORNOU-SE VIRAL NO FACEBOOK, CONTABILIZANDO MAIS DE 180 MIL PARTILHAS

Tudo isto faz com que a blogger fique bastante ansiosa, sentindo medo «que o marido se vá embora porque acha que é preguiçosa», que as pessoas entrem em sua casa e pensem «que é desagradável» ou até «que está a falhar com os seus filhos porque é a terceira noite seguida que não tem pratos limpos para cozinhar».

O testemunho de Brittany Ernsperger, partilhado no passado sábado, 30 de junho, tornou-se viral naquela rede social, contabilizando já mais de 180 mil partilhas. Houve ainda milhares de comentários à publicação, manifestando apoio e agradecendo partilha.

Através da fotogaleria pode ver alguns dos sintomas mais frequentes nas pessoas que sofrem de depressão, de acordo com o site Oficina da Psicologia.