É este o atributo físico que as mulheres preferem nos homens, segundo a ciência

Não é nada disso que está já aí a pensar com malandrice. Apesar de as mulheres não serem todas iguais (e gostos não se discutem), um novo estudo identificou exatamente o traço físico que a maioria considera ser o mais atraente nos homens.

Texto de Ana Pago | Fotografias da Shutterstock

Há quem diga que são os olhos. As mãos. O sentido de humor. Na hora de saber o que nos tira do sério, as respostas são tantas quantas as mulheres que respondem. A não ser que se trate de um corpo atlético com ombros fortes, que não deixa lugar a dúvidas: é esse o atributo físico apontado como o mais atraente nos homens por 70 por cento – a esmagadora maioria – do público feminino.

São pelo menos estas as conclusões de um novo estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade Griffith em Queensland, Austrália, e publicado no jornal científico Proceedings of the Royal Society B – muito diferentes daquelas em que os homens provavelmente apostariam todas as suas fichas até à data.

A preferência remonta aos tempos em que o homem tinha de lutar por alimento e família.

«A força estimada de um corpo masculino conta cerca de 70 por cento na variância da atratividade», revela o líder da pesquisa Aaron Sell, especialista em psicologia evolutiva, para quem esta preferência remonta aos tempos ancestrais em que o homem tinha de lutar para constituir família, defendê-la dos predadores e pôr caça na mesa.

«À semelhança do que sucedia no passado, a mulher moderna ainda dispõe de mecanismos de escolha do parceiro que respondem a indícios da capacidade do homem para a luta. Dos quais um dos mais importantes é a força da parte superior do corpo», acrescenta o investigador australiano.

Na prática, os cientistas pediram a 150 mulheres que analisassem diversas fotografias de corpos masculinos – físico puro, com os rostos tapados para não haver risco de influenciarem o veredito – e os classificassem consoante o poder de atração que exerciam sobre elas.

Sabe o que sempre ouvimos dizer acerca de elas preferirem homens musculados? E preferem mesmo.

Resultado: sabe aquilo que sempre ouvimos dizer acerca de elas preferirem homens musculados? Pois preferem mesmo, sem exceção, com todas as inquiridas a acharem sexy os modelos que lhes pareceram vigorosos, além de altos e esbeltos – as três categorias consideradas, diferente de se ser musculoso e atarracado.

De facto, a força é um fator tão atrativo que 70 por cento das mulheres acabam justamente a procurar um homem de tronco possante e ombros largos, embora sem nunca descurarem as variáveis do peso e da elegância no conjunto.

«O efeito destes dois elementos na atratividade pode indicar que as mulheres também estão a responder a pistas que o homem dá sobre a própria saúde ou aos benefícios de um corpo equilibrado para se prolongar a agressão, caça e outros aspetos ligados à eficácia na luta», explica Sell.

Outro estudo da Universidade do Estado de Nova Iorque em Albany, EUA, tinha já descoberto que as mulheres tendem a ler a largura de ombros como sinal de muita testosterona.

Um outro estudo da Universidade do Estado de Nova Iorque em Albany, EUA, tinha já descoberto que as mulheres tendem a interpretar a largura de ombros nos homens como um sinal de que terão níveis de testosterona elevados (algo que, biológica e inconscientemente, todas procuramos pelas razões anteriormente apontadas).

Lição a reter: se o homem é tímido, com um poder de sedução pouco desenvolvido e fraco sentido de humor, ao menos que vá insistindo na musculação para ter a força de ombros a seu favor.

Afinal, tudo isto se traduz numa série de reações químicas e emocionais que levam as mulheres a um prazer mais intenso com o parceiro, conforme lhe mostramos na fotogaleria. O que significa que também eles têm a ganhar em ir para o ginásio.