E o leitor: é altruísta ou nem por isso?

É só passar os olhos pela lista abaixo para conferir se possui algumas destas características do altruísmo (ou mesmo todas) que lhe apontamos.

Texto de Ana Pago | Fotografia da Shutterstock

ALTRUÍSTAS DESENVOLVEM EMPATIA

As pessoas que os rodeiam interessam-lhes, despertam-lhes a curiosidade natural, e assim sendo torna-se simples porem-se no lugar dos outros para poderem entendê-los e até ajudá-los, se necessário.

ALTRUÍSTAS IMPORTAM-SE

Uma vez que tudo no mundo está interligado, seria difícil encararem problemas globais como a fome, pobreza, guerras, crises políticas, desastres ambientais e continuarem como se não fosse nada com eles. Há que fazer a nossa parte.

ALTRUÍSTAS AJUDAM PORQUE SIM

Porque gostam e acreditam que farão a diferença na vida de alguém que esperam poder deixar melhor do que encontraram, não para receber nada em troca. Ver o outro feliz já é recompensa suficiente.

ALTRUÍSTAS SÃO SOLIDÁRIOS

Não são bem sinónimos, altruísmo e solidariedade. Todavia, altruístas sentem que ajudar terceiros contribui para a sua própria felicidade, ao mesmo tempo que operam mudanças no tecido social, pelo que não resistem a uma boa causa.

ALTRUÍSTAS PRATICAM A GENEROSIDADE

Pode ser dando a outro um pouco do seu tempo, alguma coisa de que goste e já não precise ou algo de que goste, precise e ofereça ainda assim: o que quer que seja, o importante é fazê-lo a pensar no bem-estar do próximo.

ALTRUÍSTAS EVITAM JULGAMENTOS

E preconceitos – é essa característica que lhes permite justamente colocarem-se na pele dos outros e terem a capacidade de lê-los, aceitarem as suas histórias diferentes e apoiarem-nos no que quer que estejam a passar.

ALTRUÍSTAS SÃO GRATOS PELO QUE TÊM

Há quem corra atrás da felicidade e quem saiba (como os altruístas) que ela é um estado interno, independente de estímulos exteriores. Alcança-se mostrando gratidão pelo que se tem e respeito por si mesmo e pelos outros.

ALTRUÍSTAS VALORIZAM OS AMIGOS

Querem sempre vê-los bem, com saúde, felizes e, pela parte que lhes toca, irão mover céus e terra as vezes que forem precisas para elevá-los ao lugar onde pertencem: no topo de tudo. A amizade é um laço muito poderoso.