Está de ressaca? Então esqueça a ida ao ginásio

A noite (ou o dia) foi de festa. Fez misturas, exagerou nas doses, chegou a casa pela madrugada e dormiu poucas horas? Se calhar este não é o melhor dia para ir ao ginásio. Nós explicamos porquê.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia da iStock

Esta talvez seja a ocasião perfeita para dar a desculpa do cansaço para se escapar ao treino. «Os músculos que estão a trabalhar nestas situações de ressaca não estão nas melhores condições devido à falta de repouso. O álcool provoca a acumulação de ácido que, juntamente com a produção do ácido lático (causada pelo exercício), aumenta o risco de lesões», explica ao El País Guillermo Rodriguez, médico desportivo.

O perigo de problemas cardíacos também aumenta, já que «a frequência cardíaca no início da prática é mais elevada do que o normal, uma vez que não descansou o suficiente», continua o médico. Ou seja, a ressaca talvez fosse o menor dos seus problemas.

Não podemos esquecer ainda outro fator importante: a desidratação. O consumo de álcool inibe a hormona que controla a reabsorção da água, o que durante a prática de exercício físico pode levar a cãibras. Não se esqueça de beber muitos líquidos, mesmo estando em casa.

Se, ainda assim, decidiu não saltar o dia de exercício, não deixe de hidratar-se e escolha as atividades «que não levem a suores exagerados, como bicicleta ou caminhadas», aconselha o treinador Marcos Flórez.

No entanto, pense duas vezes. Não será melhor voltar para cama e dar descanso ao corpo? Ele merece e amanhã também é dia para treinar.