
Sofia Paixão, autora do blogue GlutenFree, descobriu que era intolerante ao glúten, o que a levou a reaprender a cozinhar. Agora, lança um livro em que explica que alimentos contêm glúten e sugere uma série de receitas sem esta proteína.
Texto de Alexandra Pedro | Fotografia ShutterStock
Trigo, centeio, cerveja, cereais ou broa de milho são apenas alguns dos alimentos que podem conter glúten, proteína que resulta da junção de outras duas proteínas: a gliadina e a glutenina.
Estima-se que 1 a 3 por cento da população portuguesa seja intolerante a esta proteína, sendo que apenas 10 mil pessoas estão diagnosticadas com este problema. Sofia Paixão, autora do blogue GlutenFree com Paixão, faz parte da estatística.

«Quando descobri que era intolerante ao glúten tive de reaprender a cozinhar. Já o fazia com ingredientes saudáveis, integrais e naturais, mas tive de adaptar técnicas e substituir ingredientes, pois, para meu grande espanto, o glúten está presente em muitos deles», escreve, no seu mais recente livro Sem Glúten [ed. Lua de Papel].
É através desta obra que a autora explica que alimentos contêm glúten e cruza a informação com algumas receitas sem esta proteína. «São vários os motivos que levam as pessoas a adotar uma alimentação sem glúten: por doença, por alergia, por intolerância ou sensibilidade, ou simplesmente por opção», escreve.
A dieta da eliminação – que serve para perceber se certo alimento afeta a sua saúde -, aplicada ao glúten, é também explicada por Paixão: «se existirem melhorias nos dias em que não se consumiu glúten [aconselhável durante 30 dias] e se os sintomas ou queixas voltaram quando se o reintroduziu, é aconselhável avisar o médico, explicar o sucedido e pedir que se façam testes específicos».
Entre as várias receitas partilhadas pela autora veja aqui como preparar a pizza branca:
Ingredientes:
- 600 g de queijo mozzarella fresco
- 100 g de (ou 1) cebola-roxa em fatias finas
- 100 g de queijo parmesão lascado
- 1 colher de sopa de tomilho ou orégãos secos
- 1 mão-cheia de azeitonas pretas picadas
- 1 malagueta sem sementes picada (opcional)
- azeita extra-virgem
Preparação:
- Estenda a massa muito fina, pique-a com um garfo e leve ao forno durante 10 minutos. De seguida, recheie com o queijo mozzarella em pedaços, rodelas de cebola, parmesão lascado, tomilho, azeitonas e um pouco de malagueta.
- Leve ao forno entre 8 a 10 minutos, ou até estar dourada (vá vigiando, pois depende da potência do forno).
- Retire do forno e regue com um fio de azeite antes de servir.