É intolerante ao glúten? Saiba como eliminá-lo da sua dieta

Sofia Paixão, autora do blogue GlutenFree, descobriu que era intolerante ao glúten, o que a levou a reaprender a cozinhar. Agora, lança um livro em que explica que alimentos contêm glúten e sugere uma série de receitas sem esta proteína.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia ShutterStock

Trigo, centeio, cerveja, cereais ou broa de milho são apenas alguns dos alimentos que podem conter glúten, proteína que resulta da junção de outras duas proteínas: a gliadina e a glutenina.

Estima-se que 1 a 3 por cento da população portuguesa seja intolerante a esta proteína, sendo que apenas 10 mil pessoas estão diagnosticadas com este problema. Sofia Paixão, autora do blogue GlutenFree com Paixão, faz parte da estatística.

A autora, licenciada em Produção Alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, partilha também várias receitas no seu blogue.

«Quando descobri que era intolerante ao glúten tive de reaprender a cozinhar. Já o fazia com ingredientes saudáveis, integrais e naturais, mas tive de adaptar técnicas e substituir ingredientes, pois, para meu grande espanto, o glúten está presente em muitos deles», escreve, no seu mais recente livro Sem Glúten [ed. Lua de Papel].

É através desta obra que a autora explica que alimentos contêm glúten e cruza a informação com algumas receitas sem esta proteína. «São vários os motivos que levam as pessoas a adotar uma alimentação sem glúten: por doença, por alergia, por intolerância ou sensibilidade, ou simplesmente por opção», escreve.

A dieta da eliminação – que serve para perceber se certo alimento afeta a sua saúde -, aplicada ao glúten, é também explicada por Paixão: «se existirem melhorias nos dias em que não se consumiu glúten [aconselhável durante 30 dias] e se os sintomas ou queixas voltaram quando se o reintroduziu, é aconselhável avisar o médico, explicar o sucedido e pedir que se façam testes específicos».

Entre as várias receitas partilhadas pela autora veja aqui como preparar a pizza branca:

Ingredientes:

  • 600 g de queijo mozzarella fresco
  • 100 g de (ou 1) cebola-roxa em fatias finas
  • 100 g de queijo parmesão lascado
  • 1 colher de sopa de tomilho ou orégãos secos
  • 1 mão-cheia de azeitonas pretas picadas
  • 1 malagueta sem sementes picada (opcional)
  • azeita extra-virgem

Preparação:

  1. Estenda a massa muito fina, pique-a com um garfo e leve ao forno durante 10 minutos. De seguida, recheie com o queijo mozzarella em pedaços, rodelas de cebola, parmesão lascado, tomilho, azeitonas e um pouco de malagueta.
  2. Leve ao forno entre 8 a 10 minutos, ou até estar dourada (vá vigiando, pois depende da potência do forno).
  3. Retire do forno e regue com um fio de azeite antes de servir.