Golpe de calor: o que é e como evitá-lo

A exposição prolongada ao sol não prejudica apenas a pele. O golpe de calor ou insolação, que surge quando o sistema de controlo da temperatura do corpo deixa de trabalhar, é outra das consequências

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

A exposição solar requer vários cuidados. A pele, a hidratação e a temperatura do corpo são alguns dos elementos que deve ter em especial atenção. Neste último, é preciso acautelar que a alteração da temperatura corporal não chega ao chamado golpe de calor.

De acordo com a Direção-Geral de Saúde esta é uma anomalia que acontece quando «o sistema de controlo da temperatura do corpo deixa de trabalhar porque o corpo deixa de produzir suor e não arrefece».

Febre alta, pele vermelha, pulsação acelerada, dor de cabeça, náuseas e até perda parcial ou total da consciência são alguns dos sintomas

Se a temperatura corporal atingir valores demasiado altos podem surgir sintomas como:

  • Febre alta
  • Pele vermelha quente, seca e sem produção de suor
  • Pulsação acelerada
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Perda parcial ou total da consciência.

Em caso de apresentação de sinais de golpe de calor, a vítima deve ser transportada para um local fresco e devem ser aplicadas toalhas húmidas para arrefecer o corpo. E, claro, alerta a DGS, ligar para o número de emergência.

Também os animais estão sujeitos ao golpe de calor. No caso dos cães, a reação dá-se quando este ultrapassa os 42 graus

A Direção-Geral de Saúde reuniu várias indicações para se prevenir do golpe de calor. Percorra a fotogaleria em cima e saiba como deve proceder para evitar efeitos negativos do calor intenso.

Também os animais estão sujeitos ao golpe de calor. No caso dos cães, a reação dá-se quando este ultrapassa os 42 graus Celsius, ficando com uma respiração ofegante e acelerada. Poderá ainda cambalear, ter convulsões e perder a consciência.

Os animais devem ter sempre água fresca à disposição, não devem ficar trancados em locais de muito calor e não praticar exercício intenso nos dias com temperaturas mais altas.