Hoje não há tempo para ler uma história ao seu filho? Esqueça essa desculpa

Sónia Morais Santos escreveu um livro com meia centena de contos infantis para ler rapidamente mas com ideias que ficam na cabeça durante algum tempo. Estas Histórias Viradas do Avesso são baseadas na rubrica de vídeos de um minuto que a autora do blogue Cocó na Fralda partilha no Instagram.

Texto de Paulo Farinha

“Já é tarde. Hoje não há tempo para ler uma história. Fica para amanhã.” Quantas vezes disse isto aos seus filhos ao olhar para o relógio? E, mesmo que não fosse verdade, mas apenas o cansaço a falar e a vontade que aquele momento não se prolongasse muito, quantas vezes recorreu a esta desculpa para apressar a hora de deitar?

Se calhar a partir de agora esse argumento vai passar a valer menos. Sobretudo se os seus filhos tiverem acesso a este Histórias Viradas do Avesso (ed. Zero a Oito), escritas por Sónia Morais Santos e ilustradas por Célia Fernandes, lançado no final de outubro.

É que estas histórias rápidas de ler são baseadas nos vídeos da rubrica #1história1minuto que a autora do blogue Cocó na Fralda começou a partilhar no Instagram há cerca de um ano. Por uma razão simples: um minuto é o tempo máximo de duração dos vídeos que a rede social permite. “Às vezes, se há um engano ou se um dos miúdos começa a falar durante a gravação, lá temos de começar de novo”, disse Sónia na apresentação do livro.

Mateus, com 4 anos, e Madalena, com 10, costumam acompanhar a mãe nos vídeos durante a leitura das histórias (podem segui-las aqui). Por vezes os filhos mais novos até servem de inspiração a Sónia para muitas daquelas ideias, mas é possível que os mais velhos, Martim e Manuel, com 14 e 17 anos, encontrem ali alguma moral também.

Histórias Viradas do Avesso (ed. Zero a Oito), 14,99 euros, 128 páginas

Este não é o primeiro livro de Sónia Morais Santos, mas nunca tinha escrito nenhum para o público infantil, embora muitas das histórias que escreve há onze anos no blogue Cocó na Fralda sejam inspiradas no dia a dia desta mãe de quatro (que garante que não vai ao quinto), ex-jornalista que passou pela redação do Diário de Notícias (foi co-fundadora do suplemento DNA) e Time Out e que colaborou com a Rádio Comercial, RTP, Antena 1, Notícias Magazine, Pais & Filhos ou Jornal de Notícias.

Ah, mas atenção: as histórias podem ser rápidas de ler, mas é possível que se siga uma sessão de perguntas depois. É que estas 53 Histórias Viradas do Avesso (todas as que Sónia tinha escritas até ao momento em que o livro foi para gráfica, agora já tem mais trinta) falam de leões cor-de-rosa, madrastas boazinhas, meninos que não gostam de futebol, monstros amigos, lobos bons e outras ideias viradas de pernas para o ar. Sónia quis desmontar preconceitos e deixar nas crianças (e nos pais) ideias de tolerância e abertura em torno de temas como a família, o desporto ou a amizade.

Sónia Morais Santos com o marido, Ricardo, e os filhos Manuel (17 anos), Martim (14), Madalena (10) e Mateus (4)