Jantar de Natal da empresa: como sobreviver à noite do ano

Chegou o momento do ano mais esperado nas empresas. O jantar de Natal é aquele evento que ninguém quer perder, que reserva as melhores histórias – e peripécias – e que funciona como memória afetiva partilhada por todos os colegas.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

No entanto, esta é também aquela noite em que se bebe demasiado, em que podem existir as conversas que se evitaram a todo o custo e em que o «bêbado da noite» carrega o fardo até ao próximo ano. Como evitar o arrependimento no dia seguinte? E, já agora, a ressaca? Estas dicas podem ajudar.

PREPARE O ESTÔMAGO PARA A GRANDE NOITE

Não é uma boa ideia começar a beber de estômago vazio. A antecipação para a grande noite pode fazer com que apresse o almoço com o intuito de adiantar coisas para o dia seguinte. Mas a verdade é que é um dos erros mais comuns que devem ser evitados. Opte por um bom almoço e faça um lanche. Até ao jantar ainda vão umas horas e há sempre brindes de chegada. Não vai sentir o efeito do álcool atuar tão rapidamente se estiver cheio.

HIDRATE-SE (UM COPO DE VINHO, UM COPO DE ÁGUA)

Beber água antes, durante e depois de uma noite com álcool é uma das formas de não ultrapassar os níveis de bebedeira e evitar a ressaca. Vá alternando entre a sua bebida e um copo de água. Faça também intervalos consideráveis entre bebidas, não precisa de estar sempre de copo na mão.

CUIDADO COM AS MISTURAS

Entre uma cerveja antes de jantar, um vinho durante a refeição e uma bebida branca no bar seguinte, o seu corpo já processou uma quantidade grande de álcool. E os efeitos desse processo podem ser imprevisíveis. Lembre-se de que está com colegas de trabalho, não é aconselhável perder o controlo. Se lhe oferecem uma bebida diferente da que está a tomar, troque-a ou beba-a com tempo. Não se esqueça de beber água, como explicado no ponto anterior.

FALAR DE TRABALHO COM PESO E MEDIDA

O que o une aos seus colegas de trabalho é o ambiente profissional. É por isso que estão neste jantar, mas não precisa de ser o tema dominante das conversas. Esta pode ser a grande oportunidade para descobrir pontos em comum, que desconhecia, com as pessoas com quem passa grande parte do seu dia. Partilhem gostos e histórias. Pode ser uma agradável surpresa para quem pensou que ia passar uma noite entediante.

ADIANTE TRABALHO PARA O DIA SEGUINTE

Ninguém quer acordar no dia seguinte ao jantar de Natal a pensar que tem trabalho em atraso que tem de fazer imediatamente. Pode ser uma manhã difícil se estiver de ressaca. Se tiver as tarefas adiantadas, pode dormir mais umas horas e ir para o local de trabalho em melhores condições. Garanta que tem as primeiras horas da manhã asseguradas. O chefe não se vai importar e, provavelmente, não será a única pessoa a fazê-lo.

ACIMA DE TUDO, NÃO DEIXE DE IR

Dependendo do local de trabalho, este é o único momento do ano em que as pessoas se reúnem para estar em ambiente extralaboral. Não só é a oportunidade perfeita para conviver entre colegas, mas também é o momento em que os problemas do ano parecem ficar para segundo plano e todos só estão a pensar em divertir-se. Para além das histórias que terão para contar e que sobrevivem durante todo o ano.