Joana Byscaia: receitas divertidas para os mini chefs

A chef Joana Byscaia que, desde 2005, tem o projeto Petit Chef, onde ensina crianças a cozinhar, sabe bem que tipo de receitas os mais novos vão gostar de fazer. Receitas saudáveis, pratos coloridos e fáceis de fazer no dia a dia.

Ao longo do passatempo Brincar na Cozinha, vamos deixando aqui algumas sugestões da chef que pode ir experimentando em casa com os filhos. Diversão garantida e estômago satisfeito para toda a família.

Canelones de Requeijão e Espinafres

Ingredientes 1 pax:
3 a 4 canelones
½ requeijão
100g de Espinafres congelados
2 colheres de feijão frade (opcional)
Q.b da sal
Q.b de pimenta
Q.b de alho de moer
Q.b de Noz moscada
2 colheres de farinha sem fermento
1 colher de sopa de manteiga sem sal
150ml de leite

Mãos à obra:
Ligar o forno a 180ª. Descongelar antecipadamente os espinafres e depois de descongelados espreme muito bem para libertar toda a água. Colocar os espinafres numa taça e adicione o requeijão e tempera a gosto adiciona o feijão frade caso gostes. Num tacho médio adicionar água tempera com sal e quando estiver quente colocar os canelones de deixa cozinharem durante 3 a 4 minutos. Retirar e colocar num recipiente com um fio de azeite. Quando estiverem mornos recheia com o preparado anterior e colocar os canelones numa assadeira untada com um fio de azeite.

Para fazer o molho Béchamel.
Colocar um tacho ao lume e adicionar a manteiga. Assim que derreter adicionar a farinha e mexer com umas varas de arrames aos poucos. Ir adicionando o leite, mexendo sempre com as varas o molho. Tem de ficar com uma consistência cremosa. Temperar a gosto com sal noz moscada alho e pimenta. Cobrir o os canelones com o molho e levar ao forno durante 10minutos até dourar.

Hambúrguer de Salmão com rúcula

Ingredientes:
80g de lombo de salmão
1/pão de centeio ou malte
20g de alho francês
1 ovo pequeno
1 colher rasa de sobremesa de azeite
Q.b de sal
Q.b de pimenta preta (moinho)
1 colher de chá de molho de soja
Q.b de Alho ( moinho)
Q-b de sumo de lima ou limão
Q.b de cebolinho.
Q.b de pão ralado
Q.b de rúcula

Mãos à obra:
Cortar o alho francês finamente em brunoise colocar num taça e reserva. Com uma tesoura cortar finamente o cebolinho e juntar á taça do alho francês. Cortar o salmão em pequenos cubinhos, temperar com sal, pimenta, alho, molho de soja e azeite e juntar o ovo. Misturar bem com a ajuda de uma colher. Adicionar o alho francês e o cebolinho ao preparado de salmão e voltar a envolver todos os ingredientes. Polvilhar a bancada com pão ralado e adicionar um pouco do pão ralado por cima do preparado de salmão. Formar uma bola e colocar sobre a bancada e achatar suavemente de forma a criares um hambúrguer. Num sauté com um fio de azeite cozinhar o hambúrguer 1 minuto de cada lado. Se desejar mais mal passado bastam 30 segundos de cada lado. Abrir o pão ao meio e colocar um pouco de rúcula e dispor por cima o hambúrguer de salmão.