Livros para entrar no novo ano da melhor forma

A síndrome do colon irritável (SCI) é o distúrbio intestinal mais comum em todo o mundo e afeta cerca de 20 por cento da população mundial.

A principal causa é a não digestão no estômago dos hidratos que passam para o intestino grosso. Os sintomas tornam-se muito desconfortáveis e podem deteriorar o seu estilo de vida, com cólicas frequentes, sensação de inchaço, diarreia, flatulência ou obstipação. Apenas 30 por cento dos afetados procuram ajuda médica. Foi o caso de Cecilie Agotnes, autora de Receitas para Uma Digestão Tranquila (ver em baixo).

Quando percebeu que sofria desta síndrome, a norueguesa adotou uma dieta baixa em hidratos de carbono, que é mundialmente recomendada por especialistas de vários países. Este livro resulta dessa mudança e dá receitas simples, desde sopas a doces e molhos. «Acalmar o estômago e mantê-lo feliz» é o mote.

Veja aqui outros livros que o podem ajudar a entrar em 2019 mais tranquilo, feliz e até organizado. Há também sugestões para os mais novos.

SISU – A arte finlandesa de viver com coragem

A Finlândia aparece constantemente no topo das tabelas de felicidade e talvez seja esta a receita. O sisu é uma das palavras favoritas dos finlandeses e representa o que é necessário para se ser feliz. Paz, tranquilidade, independência, funcionalidade, equidade e contacto com a natureza são os «ingredientes». Preço: 13,99 euros (Edição Nascente)

Organize a Sua Casa

A nossa casa reflete quem somos. É importante que seja um espaço onde nos sintamos bem, sem atrito. A autora propõe 52 desafios (um para cada semana do ano) que vão ajudá-lo a conseguir manter uma arrumação duradoura e funcional na sua casa, poupando dinheiro e tempo e, acima de tudo, qualidade de vida. Preço: 16,60 euros (Arte Plural Edições)

PRAKTIKA – O método sueco para uma gravidez tranquila e bebés felizes

A gravidez é um período de grande expectativa e nervosismo. E os conselhos que todos parecem ter sobre o assunto muitas vezes não ajudam. As duas especialistas uniram forças para expor muitos dos mitos e rumores que rodeiam a gravidez, o parto. Preço: 19,99 euros (Edição Vogais)

O Livro da Ignorância

O psicólogo Vítor J. Rodrigues volta aos livros com este O Livro da Ignorância para falar dos excessos do consumismo e materialismo que abundam no nosso quotidiano. O Guru da Ignorância é o protagonista e é ele que conduz o leitor por esta reflexão sobre a complexidade humana. Preço: 13,99 euros (Edição Nascente)

Os Bebés Também Fazem Yoga

Quem acha que o yoga tem limite de idade está muito enganado. É uma atividade para toda a família, dos adultos aos miúdos. Para além de ser um momento relaxante, é uma oportunidade única para os mais pequenos melhorarem a coordenação motora e treinarem a respiração. São exercícios simples e apropriados para os mais pequenos