Não consegue dormir bem? Estas seis questões ajudam a perceber porquê

Existem várias razões que podem motivar noites mal dormidas. O stress do dia-a-dia, certos comportamentos na hora de deitar ou até o excesso de cafeína podem condicionar o descanso. A médica especialista em saúde e bem-estar, Susan Biali, enumerou seis questões fundamentais para perceber o que pode estar a perturbar o seu sono.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Alguns estudos apontam que dormir mal, ou poucas horas, pode favorecer o desenvolvimento de doenças cancerígenas, problemas cardiovasculares e há até quem relacione este problema à doença de Alzheimer.

De acordo com a Sleep Foundation, organização norte-americana que estuda o sono, um adulto deve dormir entre 7 a 9 horas diárias. No entanto, existem vários fatores que podem condicionar esta recomendação.

A pensar nos indivíduos com esta dificuldade, o site especializado Psychology Today, através da especialista Susan Biali, enumerou seis questões que ajudam a perceber o que poderá estar na origem das noites mal dormidas.

Leva o smartphone para a cama?

A luz do seu telemóvel pode afetar o seu sono. De acordo com a psicóloga, a «melhor solução é não olhar para o smartphone depois das 21 horas». Se esta não for uma opção, deve pelo menos ativar o «modo noite» para que a luz do seu smartphone não interfira na qualidade do sono.

O que faz na cama antes de adormecer?

Susan Biali, especialista em bem-estar, lembra que a utilização do telemóvel antes de adormecer ativa o cérebro e, como tal, não é aconselhável. «Verificar e-mails de trabalho (ou qualquer e-mail), por exemplo, na hora de dormir é uma péssima ideia, especialmente se encontrar algo que o vá stressar», diz a coach.

Deve optar, por exemplo, por um livro «que não seja muito estimulante», para que consiga adormecer facilmente.

Que atividade faz à noite?

«Se tem problemas em dormir durante a noite» deve evitar a realização de algumas tarefas na hora de dormir, tal como responder a e-mails ou aguardar por essa altura para ter uma conversa série com o seu companheiro/a. Também não deve exercitar-se antes de adormecer.

Que tipo de iluminação utiliza no quarto?

«As luzes que normalmente existem nas habitações são estimulantes» e, por isso, deve evitá-las durante a noite. Desligue também a televisão ou qualquer dispositivo que ilumine o quarto.

Tem alguma preocupação?

Se tem uma preocupação que não o deixa dormir, Susan Baili tem algumas recomendações para si: procure aconselhamento profissional, aprenda a fazer técnicas de relaxamento, como meditação, e, por fim, leia o jornal, por exemplo, antes de adormecer, para tentar esquecer as suas inquietações.

Quanta cafeína está a consumir?

«Se tem dificuldade em dormir, deve eliminar completamente a cafeína (bem como outros estimulantes). Se esta lhe parece uma missão impossível, comece a eliminar a cafeína, pelo menos, no final da tarde e à noite», diz a especialista.


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