Noodles de Pesto de Matcha com Tomates Caramelizados *

Leve, refrescante e fácil, esta cremosa taça de noodles vegetariana é o almoço perfeito de verão. Na verdade, sendo uma combinação ideal de comida de conforto e de comida saudável, estes noodles podem ser a base de muitas refeições de verão.

Amontoados por cima de verduras do mercado de produtores e polvilhados com coentros, sementes de sésamo e legumes fermentados, reúnem o máximo de sabor e nutrientes numa taça saudável.

Os tomates necessitam de 12 horas para caramelizar no desidratador, por isso comece a preparar esta receita cedo ou faça-a com antecedência, já que se conservam até uma semana, num recipiente hermético cheio de azeite, no frigorífico.

Para 4 pessoas

Pesto de Matcha: 2 chávenas mal medidas de folhas de manjericão fresco ou coentros frescos; 1 abacate, 1/2 chávena de nozes-macadâmia demolhadas (opcional); 1/2 chávena de azeite virgem extra; 1/4 de chávena de sementes de cânhamo, 2 dentes de alho; 2 c. de sopa de sumo de lima espremido no momento; 1 c. de chá de matcha; 1 c. de chá de sal rosa ou a gosto; uma pitada de pimenta preta moída no momento.

Tomates Caramelizados: Forre um tabuleiro do desidratador com um tapete antiaderente para forno. Coloque todos os ingrediente numa tigela grande e envolva bem para cobrir – 3 chávenas de tomate-cereja cortados ao meio; 1/2 chávena de azeite virgem extra; 2 c. de sopa de vinagre balsâmico; 3 dentes de alho picados, 1 c. de sopa de folhas de tomilho fresco; uma pitada de sal rosa; uma pitada de pimenta preta moída no momento. Transfira os tomates para o tabuleiro preparado e regue com os sucos libertados. Desidrate durante 12 horas. Se não consumir de imediato, transfira os tomates para um recipiente tapado e conserve no frigorífico até 1 semana.

Para servir: Tomates Caramelizados; 4 curgetes médias espiralizadas; 2 c. de sopa de sementes de sésamo (opcional). Para fazer o pesto de matcha, misture todos os ingredientes num robot de cozinha e misture na função «Pulse» para incorporar e obter um molho. Para servir, coloque os noodles de curgete numa tigela grande. Deite o pesto sobre os noodles e agite para cobrir. Adicione os tomates caramelizados e envolva cuidadosamente. Polvilhe com as sementes de sésamo, se desejar, e sirva de imediato ou deixe os noodles marinar nos sucos até 20 minutos.

*Do livro Cozinha Radiante, de Mafalda Pinto Leite [ed. Influência]