«O que devo comer antes de ir para o ginásio?»

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A nutricionista Cláudia Penedo diz-lhe o que deve comer antes de fazer exercício físico.

Costumo ir ao ginásio antes da minha hora de almoço. Tomo o pequeno-almoço cedo (pelas 07h30/08h00), mas sinto que tenho alguma falta de energia na altura de ir treinar. Gostava de saber se devo comer antes do exercício físico para não me sentir tão fraca ou se é melhor reforçar o pequeno-almoço. Se o ideal for comer antes de ir para o ginásio, gostava que me indicassem o que é melhor para a minha dieta.

Uma vez que o pequeno-almoço é realizado de manhã cedo, a energia obtida já foi entretanto utilizada e o ideal será fazer uma refeição antes do treino para repor os níveis de energia.

Idealmente a refeição deve ser feita a meio da manhã (cerca de duas horas antes do treino) e, nesse caso, deve optar por pão com alto teor de fibra (centeio ou integral) com ovo cozido ou mexido, fiambre de aves ou atum em lata (natural).

Caso não sinta fome ou não tenha disponibilidade para tal, pode fazer uma refeição cerca de trinta minutos antes do treino, constituída por alimentos que forneçam energia mais rápida, como banana, bolachas de milho ou arroz com mel, marmelada ou compota ou flocos de aveia cozinhados em água ou bebida vegetal.

Em qualquer das situações deve evitar a ingestão de laticínios pela sua digestão lenta e possível desconforto gástrico durante o treino.


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