O que é que o ruço tem? O fenómeno Jorge Jesus no Brasil este sábado no DN

Foto: REUTERS/Sergio Moraes

A história de Jorge Jesus, o português que é agora treinador do Flamengo, não se conta apenas descrevendo as vitórias dos clubes que treinou. Jesus, conhecido como o “ruço”, não é bonito, nem requintado ou calculista como muitos outros misters famosos, mas é dono de um carisma a que ninguém fica indiferente.

Nasceu na Amadora e fugia de casa para ir jogar à bola. O pai chegou a jogar no Sporting quando brilhavam em campo Os Cinco Violinos. A paixão pelo futebol vem mesmo de família – o avô paterno morreu de ataque cardiaco no estádio do Jamor. Demasiada emoção, que Jesus disfarça a mascar chiclete, uma das suas imagens de marca. Outra é a forma como diz certas palavras. O Brasil adora-o, até porque em pouco tempo devolveu ao clube carioca o sabor das vitórias.

Este sábado, na edição impressa do DN, não perca o suplemento 1864 totalmente dedicado ao treinador-fenómeno no Brasil, que inclui ainda reportagens com os fãs em Portugal e no bairro que dá nome ao clube agora treinado pelo português.