O que fazer com os miúdos no Dia da Criança? Brincar. É bom para o cérebro e para o corpo

Dia Mundial da Criança

Amanhã é o Dia Mundial da Criança. Oportunidade para miúdos e graúdos desenvolverem laços e estimularem o cérebro. E o corpo.

ESCALADA E MERGULHO NOS JARDINS DO PALÁCIO DE BELÉM

O desafio é radical. No Dia da Criança, os Jardins do Palácio de Belém estão abertos com várias atividades, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana e o Instituto de Apoio à Criança. Entre as 10h00 e as 18h00 (atenção, a última entrada é às 17h00) os visitantes podem experimentar escalada, slide, mergulho, andar a cavalo e de charrete. Mas as celebrações deste sábado incluem também assistir a contos e a espetáculos de sombras chinesas, entre outras atividades para promover “a celebração da criança e do brincar através de atividades e experiências únicas”. Com sorte, ainda vai haver lugar a selfies com o Presidente.
Mais informações pelo 213 614 980 e no e-mail museu@presidencia.pt.

VER ESTRELAS NO CARMO

E que tal ver as estrelas de Lisboa? O espetáculo Lisbon Under Stars vai estar nas ruínas do Carmo até 17 de junho, mas o Dia da Criança é um belo pretexto para pôr pais e filhos de nariz no ar no centro da cidade. Trata-se de um espetáculo imersivo, criado pelo ateliê OCUBO em parceria com o Museu Arqueológico do Carmo, para valorizar aquele importante património arqueológico, contando histórias da cidade. Por ali vão passar projeções multimédia, mas também música (de Amália a Zeca Afonso, passando por Salvador Sobral), dança (os bailarinos da Companhia Clara Andermatt e Companhia Nacional de Bailado, coreografados por Clara Andermatt) e a arte urbana de Add Fuel ou Vhils, em que Lisboa é passado e presente. A organização diz que as ruínas do Carmo se transformam numa máquina do tempo. Que tal entrar nela em família?
Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa. Bilhetes a 15 euros (informações: 912 620 782).

PARTILHAR A PAIXÃO DOS JOGOS

Se não os podes vencer, junta-te a eles, lá diz o ditado. Este fim de semana (sexta, sábado e domingo), a Cordoaria Nacional, em Lisboa, recebe a Worten Game City. Todos os jogos vão ali estar, a par dos mais recentes lançamentos. Oportunidade para saber do que é que o seu filho fala com os amigos e perceber o que está em jogo neste mundo virtual. São mais de dois mil jogos e 30 horas de atividade para toda a família. O bilhete diário para crianças entre os três e os 11 anos custa 9 euros, o de adulto custa 17 euros e há um pack família (dois adultos e duas crianças) que custa 43 euros.
Cordoaria Nacional, Belém, Lisboa.

AVENTURAS ESPECIAIS NO JARDIM ZOOLÓGICO

A vida animal é uma animação que ninguém vai querer perder em dia nenhum, e muito menos no da Criança, a 1 de junho, altura em que haverá atividades que juntam desde a música ao teatro para momentos inesquecíveis em família. Logo nas bilheteiras, um grupo de cantores oferece momentos divertidos à chegada, a abrir caminho para o workshop Construção de abrigos para aves e insetos (na área franca entre as 09h00 e as 18h00), a sensibilizar os mais novos para a diversidade de aves em Lisboa e a história dos insetos como polinizadores. Ao longo do dia, os encontros com os Exploradores da Natureza do Zoo vão ainda desvendar factos surpreendentes sobre as diversas espécies. Já para não falar das pinturas faciais e diversos ateliers para todos os gostos e idades. Para quê hesitar quando todos os caminhos vão dar ao Jardim Zoológico?
Jardim Zoológico de Lisboa, Sete Rios, Lisboa. O bilhete inclui todas as apresentações e atrações e varia entre 14,50 euros (dos 3 aos 12 anos) e 22 euros (dos 13 aos 64 anos).

DESCOBRIR A VIDA SECRETA DOS BICHOS

E se os animais de estimação tivessem outras vidas (por sinal bem mais interessantes) sempre que os donos saem para o trabalho e para a escola? E se pudéssemos todos matar saudades de Max, Duke, Pompom, Gidget, Chloe e Mel antes do dia 6, a data em que A Vida Secreta dos Nossos Bichos 2 estreia finalmente nos cinemas? A boa notícia é que podemos, já que o Dia da Criança traz sessões especiais na tarde de sábado, em todo o país, a antecipar a continuação da comédia da Universal Pictures e da Illumination Entertainment que fez furor em 2016.
Sessões especiais de pré-estreia a nível nacional, com bilhetes à venda nos locais habituais.

ACAMPAMENTOS E HISTÓRIAS

São capazes de ser duas das coisas de que as crianças dos 8 aos 10 anos mais gostam: acampamentos e histórias. E assim sendo, o regresso do Acampar com Histórias/Noites Happy Meal Readers é capaz de ser dos eventos mais aguardados na Feira do Livro de Lisboa, com a 5.ª edição da iniciativa a decorrer nos dias 31 de maio e 1, 7, 8, 9, 12, 14 e 15 de junho para incentivar nos mais novos o gosto pela leitura. Além do acampamento à noite na Estufa Fria, o programa inclui uma visita à Feira do Livro – com momentos de poesia, música e contos – e termina na manhã seguinte com a receção aos pais. Jantar, ceia e pequeno-almoço estão incluídos, bem como cinco monitores em permanência. Inscrições em acamparcomhistorias.pt mediante pagamento de 12,50 euros.
Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII. A seleção das 25 crianças por noite faz-se por ordem de inscrição.

VEJA AQUI AINDA MAIS SUGESTÕES PARA ESTE DIA ESPECIAL.