O tédio pode ser bom. Quer saber porquê?

Se quer chegar a um conclusão brilhante, o tédio pode ser o caminho certo para isso. Um estudo publicado na Academy of Management Discoveries concluiu que estar entediado pode despertar o lado criativo e produtivo. Lá se vai a desculpa para não fazer nada.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

Na pesquisa, as pessoas que ficaram incumbidas de uma tarefa aborrecida – separar por cores uma taça de feijões – tiveram uma performance melhor na tarefa seguinte em que era necessário ter ideias criativas. Os que que desempenham uma ação mais criativa – inventar desculpas credíveis para chegar atrasado – ficaram aquém do grupo anterior, tanto em quantidade de ideias como na qualidade das mesmas.

Estas são algumas das razões que explicam como estar aborrecido pode ser bom para a sua mente.

O TÉDIO DESPERTA A CRIATIVIDADE

Na sua essência, o tédio é «uma procura a nível neurológico que não é satisfeita», diz Sandi Mann, psicóloga, à Time. Como explica o estudo, estar aborrecido espoleta a criatividade porque permite que a mente divague e ‘sonhe acordada’. «Como não há estímulo exterior que gere o lado criativo, temos de ir buscá-lo à nossa mente», afirma Mann.

É BOM PARA A SUA SAÚDE MENTAL

Sonhar acordado é um escape para a vida real, afirma a psicóloga. Diminuir o tempo que passa a ver as redes sociais, e-mails do trabalho ou apps de encontros também. Retirar estes fatores de stress da sua vida é meio caminho para se sentir mais entediado e mais propenso a pensar noutras coisas. Dê um tempo ao seu telemóvel e foque-se na vida real.

COMO ESTAR ENTEDIADO DE FORMA CORRETA

É importante combinar um período menos ativo com métodos de relaxamento. Mas ioga ou meditação pode não ser o caminho. Para canalizar o tédio em produtividade, Mann sugere ações que não necessitem de grande concentração, tais como caminhar numa rota familiar, nadar ou simplesmente fechar os olhos e ficar em silêncio. A sua mente vai divagar e pode ser surpreendido com o resultado. Da próxima vez que estiver numa sala de espera, numa fila do supermercado ou numa reunião entediante, resista à vontade de fazer scroll no telemóvel e deixa a sua mente ir para caminhos desconhecidos. A sua performance a vários níveis pode melhorar com estes momentos de tédio.