Os pais vão à universidade ensinar os filhos a ler

Curso livre da Católica para ajudar os pais a fazer escolhas acertadas para a leitura dos mais novos

A Universidade Católica lançou um curso livre em Livro Infantil para Pais. A formação, feita em parceria com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, começa a 2 de março, e é dirigida a pais com filhos até aos dez anos.

«Abordaremos o livro de forma integral, do texto verbal às imagens, aos formatos, aos materiais já que todos estes elementos contam significativamente e é necessário saber lê-los em si mesmos e como um todo, e conhecer a relação com o destinatário infantil» explica Dora Batalim, coordenadora da formação. O curso livre em Livro Infantil para Pais começa a 2 de março, e decorre aos sábados, das 15 às 17.00.

«Ao longo das 27 horas de duração do curso, e com vista à definição de critérios de seleção, será apresentado, analisado e discutido um número substancial de livros infantis», refere Dora Batalim. A formação é dada no âmbito da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e é dirigida «aos familiares de crianças com idades entre os 0 e os 10 anos».

Os pais do curso em Livro Infantil levam trabalhos para casa. Todas a semanas é proposto um livro, que deverá ser lido e partilhado com as crianças em casa. A formação estimulará a criação de uma biblioteca básica e será complementada com três workshops sobre mediação de leitura. O psicólogo Eduardo Sá vai também participar numa das sessões do curso, com uma palestra que fundamenta, ao nível da psicopedagogia, a importância dos livros infantis na vida das crianças, refere a instituição.

Com um valor mensal de propina de 75 euros, e de inscrição de 40 euros, o Curso Livre em Livro Infantil para Pais termina em junho de 2019 e terá 12 sessões. O prazo para as candidaturas decorre até 22 de fevereiro. A seleção será feita mediante análise curricular dos candidatos e entrevista.