Existem quatro tipos de personalidade, segundo a ciência. Qual é a sua?

Estudo norte-americano indica que existem quatro grandes tipos de personalidade. Saiba quais são e com qual se identifica mais.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia iStock

É um processo gradual, por vezes complexo e distingue cada indivíduo do outro. Pode estar relacionada com a educação, os interesses, as escolhas, as competências, as vivências, entre tantos outros fatores.

A personalidade de cada uma tem muito que se lhe diga, mas um novo estudo publicado no site Nature Human Behavior sugere que existem apenas quatro grandes personalidades. São elas: mediana, reservada, egocêntrica e exemplar.

Cerca de 1,5 milhões de pessoas participaram no estudo, que identificou quatro grandes tipos de personalidade.

As conclusões chegaram depois de se avaliar cinco traços de caráter, considerados como os principais, onde se incluem a instabilidade emocional (neuroticismo), extroversão, abertura, amabilidade e consciência.

O estudo, do qual faz parte Luís Nunes Amaral, cientista português e professor de Engenharia Química e Biologia na Universidade de Northwestern, em Evanston, Illinois, EUA, avaliou as características de 1.5 milhões de pessoas, através de um questionário.

Cruzaram-se dados e analisaram-se as respostas, mas a controvérsia continua. Há muito que psicólogos sociais questionam a existência de tipos de personalidade que, segundo Luís Amaral, não eram claros na área.

Luís Amaral é português e é um dos investigadores envolvidos no estudo sobre a personalidade.

Este estudo «faz uma defesa forte da existência de tipos de personalidade definidos por configurações dos cinco grandes traços de personalidade», diz o psicólogo John A. Johnson, que também está envolvido no estudo.

Já o investigador português faz a distinção entre as duas realidades: tipos e traços de personalidade. «Os traços são outro assunto, podem ser medidos consistentemente através das idades ou das culturas», indica ao Washington Post.

Para Johnson não são surpreendentes as ligações entre os tipos de personalidade, a idade e o género. «A personalidade muda, muito lentamente, ao longo do tempo até atingir uma certa maturidade: tornando as pessoas mais amáveis, com maior consciência e estabilidade emocional», frisou o especialista.

Mas, afinal, quais são os tipos de personalidade que existem? Pode vê-los na fotogaleria em cima.