Presentes de Natal de última hora? Faça-os você mesmo

Ceias de Natal como as dos anúncios pedem várias gerações felizes, uma mesa enfeitada, amor em família e a tão esperada troca de presentes. Que não têm de nos arruinar a carteira coisa nenhuma. Até porque feitos por nós têm mais valor.

BRIGADEIROS DE BANANA

Leve 2 bananas ao micro-ondas por um minuto, amasse-as com um garfo e deite este puré numa taça. Junte 3 colheres de sopa de cacau em pó, 6 colheres de sopa de leite em pó e misture bem até chegar ao ponto de brigadeiro. Reserve no frigorífico durante 30 minutos. Enquanto isso raspe 100 g de chocolate meio amargo para um prato, molde bolinhas com a massa fria (aconselhamos que unte as mãos com um pouco de óleo de coco para facilitar) e passe-as nas raspas de chocolate (em vez disso pode usar chocolate em pó). Coloque em forminhas de papel, acondicione numa lata bonita e está pronto a oferecer.

BOLINHAS DE CHOCOLATE E COCO

Numa tigela grande, misture muito bem 90 g de flocos de aveia, 120 g de manteiga de amendoim, 35 g de coco ralado, 55 g de pepitas de chocolate e 1 colher de chá de essência de baunilha. Cubra com um pano e deixe repousar no frigorífico por uns 30 minutos. Depois é só moldar bolinhas, colocá-las em formas de papel coloridas e levar ao frio durante mais 30 minutos para firmar a consistência. Distribua por latas bonitas e prepare-se para os elogios.

BRIGADEIROS BRANCOS

Numa taça, envolva bem 250 g de coco ralado em 1 lata de leite condensado, até obter uma pasta homogénea. Cubra e leve ao frio por meia hora para ganhar consistência. Molde a massa já fria em bolinhas (ajuda ter uma taça com água para humedecer as mãos de vez em quando), passe-as por coco ralado e distribua pelas forminhas de papel. Volte a levar ao frigorífico durante mais alguns minutos antes de guardar em latas.

BOLACHINHAS DE MANTEIGA

Num tacho pequeno, em lume brando, derreta 250 g de manteiga. Misture-a numa tigela larga com 250 g de açúcar, 2 ovos e 500 g de farinha até formar uma bola maleável. Leve ao frigorífico a repousar por um mínimo de 30 minutos. Ao fim desse tempo vá retirando pedaços da bola de massa, estenda com um rolo e corte com as formas de que mais gostar. Asse no forno previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 15 minutos, até as bolachas ficarem douradas.

NOTEBOOK PERSONALIZADO

Esta é uma ideia da crafter Joana Nobre Garcia que, além de útil, irá tornar as anotações de toda a gente bem mais divertidas em 2019. Corte ao meio 10 folhas A4, imprima aqui a capa em cartolina, alinhe tudo e cosa o caderno pelo centro à máquina ou à mão. Prenda mais fácil (e mais gira) do que esta é impossível.