«Qual a melhor forma de prevenir borbulhas de gordura na cara?»

Temos consultório aberto 24 horas por dia, todos os dias, pelo e-mail consultorio@dnlife.pt. Envie as suas dúvidas sobre saúde e bem-estar, físico e mental. Nós respondemos, com a ajuda de médicos e especialistas.

Hoje, o dermatologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia António Massa responde a uma questão relacionada com acne facial.

Nos últimos seis meses (mais ou menos) têm-me surgido várias borbulhas de gordura na cara. Sempre utilizei creme de rosto mas agora não sei o que fazer. Gostaria de saber porque surgem estas borbulhas e qual a melhor forma de prevenir. R.G.T.

Borbulhas na cara aos 28 anos provavelmente corresponde a acne tardio, também designado de acne pós adolescência ou acne do adulto. É uma situação que há 40 anos quase não existia e hoje é cada vez mais frequente.

Quando se questiona a causa, essa não se sabe. Num trabalho efetuado na zona norte do País em 1055 pessoas observadas a percentagem de pessoas com esta situação é de 61,5%. Esta publicação foi feita em 2015. É possível controlar com medicação oral e local. Deve procurar um dermatologista na sua área de residência.

Não esquecer que em doenças ligadas à dermatologia/pele, e à acne em especial, é importante não só ver o doente, como palpar a área das lesões, de forma a adequar a medicação.