Qual é o exercício que queima mais calorias?

O nosso tempo é limitado – e precioso. Por isso mesmo, o que desejamos é que o exercício que praticamos seja o mais eficaz possível. Ou seja, que queime mais calorias. A ciência pode ter a resposta e, quem sabe, começa a treinar já hoje.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

Um estudo publicado no Journal of Sport and Human Performance fez uma análise a um programa de CrossFit chamado “Cindy” – em que uma pessoa faz uma série de pull-ups, push-ups e agachamentos no máximo de rounds possível, durante 20 minutos.

A pesquisa concluiu que o programa queima cerca de 13 calorias por minuto. No total, pode queimar até 260. É um valor considerável para menos de meia hora.

Outro estudo sobre o treino Tabata chegou a uma conclusão semelhante. Os blocos de quatro minutos de treino de resistência e exercícios aeróbicos com a máxima intensidade – intervalados com pequenos períodos de descanso – podem queimar 14.5 calorias por minuto, 280, em 20 minutos. Estes cálculos são apenas uma média, uma vez que, nesta pesquisa, houve quem tivesse queimado 360 calorias no total.

A forma mais «justa» de perceber a energia que é necessária em determinado exercício é pedir às pessoas que o realizem no ritmo que lhes for mais confortável.

John Porcari, autor do segundo estudo e professor de Ciência do Desporto na Universidade de Wisconsin, afirma, no entanto, que a contagem de calorias, por minuto, nem sempre é o método mais eficaz para calcular a energia despendida num treino. «O tempo de treino no total e a vontade de a pessoa treinar são fatores importantes»

O professor acredita que a forma mais «justa» de perceber a energia que é necessária em determinado exercício é simplesmente pedir às pessoas que o realizem no ritmo que lhes for mais confortável.

Em relação à capacidade do corpo de continuar a queimar calorias, mesmo depois de o exercício estar concluído, os treinos intensivos podem originar melhores resultados que treinos regulares

Se é daquelas pessoas que se sente à vontade com exercícios vigorosos, que queimem muitas calorias, por longos períodos de tempo, a corrida tende a ser a opção mais adequada. «Se olharmos para a literatura, correr é a modalidade que queima mais calorias», afirma John Porcari.

Em relação à capacidade do corpo de continuar a queimar calorias, mesmo depois de o exercício estar concluído, os treinos intensivos podem originar melhores resultados que treinos regulares, segundo esta pesquisa da Universidade do Colorado.

A regularidade com que a pessoa pratica o exercício também é importante para o sucesso dos resultados. Adianta pouco e não cria habituação no seu metabolismo, se fizer treinos intensos de 20 minutos esporadicamente. O ideal é encontrar um exercício que consiga manter, de forma regular, por um longo período de tempo.

No fundo, encontre uma atividade que lhe dê prazer e que consiga integrar no seu dia-a-dia e vamos lá queimar calorias!