Quantas caras consegue reconhecer?

Um novo estudo da Universidade de York, em Toronto, revela que cada pessoa pode reconhecer até cerca de cinco mil rostos.

Texto de Alexandra Pedro

Rostos de amigos, colegas de trabalho ou do ginásio, familiares ou figuras públicas. São cerca de cinco mil as caras que podem ser reconhecidas pelo ser humano, segundo um estudo realizado pela Universidade de York, em Toronto, EUA. E como chegaram a este número?

Primeiro, foi pedido a um grupo de voluntários que indicasse, durante uma hora, o número máximo de caras do seu círculo próximo. Depois, o exercício repetiu-se, mas com figuras públicas.

Num mundo cada vez mais visual e tecnológico, este pode ser um ponto de partida para a melhoria da tecnologia de reconhecimento facial.

Numa segunda fase, foram os psicólogos e investigadores que mostraram aos voluntários milhares de fotografias de pessoas conhecidas. O objetivo seria que dissessem se as reconheciam ou não, mesmo que não conseguissem dizer o seu nome. Através dos dois testes, os investigadores chegaram a um resultado: cinco mil.

Para Mike Burton, líder do estudo, foi uma «surpresa» positiva. «Ficámos muito surpreendidos com o elevado número de rostos recordados», disse, citado pelo The Guardian. Num mundo cada vez mais visual e tecnológico, este pode ser um ponto de partida para a melhoria da tecnologia de reconhecimento facial. Assim espera Burton.