O frio também tem benefícios para a saúde (não são só desvantagens)

Nem tudo é mau. A chegada das baixas temperaturas também pode traduzir-se em benefícios para a saúde.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia ShutterStock

O nariz vermelho e constantemente a pingar, as pernas e pés com sensação de congelamento e os lábios gretados são alguns dos sinais de que o frio chegou. Já para não falar das famosas gripes e dos problemas respiratórios que aparecem principalmente nesta altura do ano.

Sem esquecer as recomendações da Direção-Geral de Saúde sobre as formas de prevenção durante as vagas de frio e chuva, saiba que as baixas temperaturas podem também ser benéficas para a saúde.

Veja aqui quatro pontos em que o frio pode ser saudável.

O frio emagrece

«A gordura castanha [gordura boa] pode queimar a energia extra produzida pelos alimentos ingeridos». A premissa de Jan Nedergaardm, cientista sueco, está diretamente relacionada com o frio porque, ao que tudo indica, esta gordura só é ativada a baixas temperaturas e com a prática de exercício físico. Análise também confirmada pela Universidade de Sherbrooke, no Canadá. Há ainda outra explicação para a perda de peso: o exercício físico combinado com baixas temperaturas acelera o metabolismo e, por isso, perder-se-ão mais calorias.

Sensação de facelift

Eduardo Lopez Bran, dermatologista espanhol, explica ao El País que o ar frio pode também ter uma sensação de rejuvenescimento e suavidade na pele. Mas como? «A pele é responsável por manter a temperatura corporal constante (termorregulação), sendo que quando a temperatura baixa, os vasos sanguíneos contraem-se e a pele recebe menos sangue, reduzindo o fornecimento de nutrientes e oxigénio». A combinação destes fatores dá uma sensação de suavidade da pele, ainda que momentaneamente. É importante não se exceder na exposição ao frio pois também pode ter o efeito contrário: resultando em rosácea (ou couperose).

Reduz inflamações

Nas inflamações, ao aplicar gelo, os vasos sanguíneos contraem e o sangue vai-se acumulando nos tecidos. Para quem tem má circulação e pernas inchadas, este efeito é benéfico também com o frio. Note que é no verão que existem maiores problemas de inchaço nas pernas, por exemplo, para quem tem problemas de circulação sanguínea.

Tonifica

Depois do binómio que lhe explicamos neste artigo – que o frio contrai os vasos sanguíneos e que o exercício favorece a circulação – o resultado é claro: a tonificação dos músculos. No entanto, é importante proteger-se do frio quando vai praticar qualquer atividade física e não se esquecer do aquecimento.