Queimar até 600 calorias sem sair de casa? Tão simples como isto

Decididamente, podemos evitar gastar rios de dinheiro no ginásio na nossa guerra aberta às calorias. E de caminho ainda poupar o que pagaríamos a uma pessoa que nos limpasse a casa. Quer melhor negócio?

Texto de Ana Pago | Fotografias da iStock

Se alguém lhe disser que manter a boa forma física vai exigir horas a correr e a muscular no ginásio, equipado com o último grito tecnológico e as prescrições de um personal trainer, de certeza desconhece a existência de um método mais enérgico, democrático e comprovadamente eficaz a derreter calorias chamado… trabalho doméstico.

«Ah pois, mas lavar casas de banho não é para mim», está o leitor a pensar? Só se não quiser dar ouvidos a um estudo realizado pelo Good Housekeeping Institute, um portal britânico para os consumidores, que concluiu que duas horas de limpezas simples em casa queimam mais calorias – uma média de 602 – do que as perdidas em cinco quilómetros de corrida – 374.

Vinte minutos a limpar as janelas e o chão queimam, respetivamente, 115 e 107 calorias.

«Embora limpar possa não ser das suas tarefas domésticas preferidas, a boa notícia é que estará a ficar em forma enquanto o faz», sublinha uma das especialistas em limpeza do Good Housekeeping Institute (qualquer coisa como o Instituto da Boa Gestão Doméstica), Verity Mann. A começar pelo pó: 40 minutos a livrar-se dele tira-lhe logo umas inconvenientes 194 calorias de cima.

Outros números significativos convencem-nos a pegar nos panos com redobrado vigor, mais desejosos de resultados do que de inventar desculpas para não começar já a esfregar as superfícies brilhantes lá de casa: 20 minutos a limpar as janelas e o chão queimam, respetivamente, 115 e 107 calorias.

Igual tempo a tratar da casa de banho queima 100 calorias.

O mesmo tempo a despachar a casa de banho, ainda segundo o estudo britânico, elimina 100 de uma assentada. Vinte minutos de aspirador na mão, sem preguiça de levantar os tapetes para não descurar nenhum recanto, abate 86 calorias.

Se no final, contas feitas a tudo, descobrir que as limpezas até são o seu forte, saiba que é possível cortar pelo menos mais umas 500 calorias sem esforço no dia-a-dia, com um pouco menos de dores musculares e também sem sair de casa. Veja como na nossa fotogaleria.