Receitas caseiras para combater a constipação

O inverno está aí e, com ele, a onda de constipações. Chega a febre, o frio, os tremores, o nariz entupido e a garganta dorida. Este último é um dos sintomas que mais nos dificulta a vida. Não conseguimos comer, beber, tossimos sem parar e as noites são mal dormidas.

Texto de Ana Patrícia Cardoso | Fotografia de iStock

Em vez de se entupir em medicamentos, há remédios caseiros que, para além da sensação de conforto momentâneo, também vão ajudar a combater a inflamação. Estas quatro receitas são simples e vai sentir logo os efeitos.

BOCHECHAR ÁGUA COM SAL

À primeira vista, não é a ideia mais apelativa. Mas a verdade é que bochechar com água salgada ajuda a reduzir a sensação de inchaço na garganta ao matar as bactérias aí alojadas. Junte meia colher de sal em água quente e bocheche durante um minuto e meio. Não engula.

UMA COLHER DE MEL

Há muito que o mel é visto como um dos remédios caseiros mais utilizados para combater as constipações. Uma colher de chá (ou numa chávena de leite quente) vai ajudá-lo a reduzir a sensação de irritação.

CHÁ DE CAMOMILA

Não só é bom para acalmar o estômago irritado, mas a ciência defende que a camomila tem também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Não tem cafeína, logo pode bebê-lo antes de dormir e não vai perturbar o seu sono.

ÁGUA QUENTE COM LIMÃO

Algumas pessoas bebem água quente com limão pela manhã para ajudar à perda de peso e à pele, mas também ajuda a reduzir os sintomas da constipação. Para além de ser rico em vitamina C, este citrino também tem propriedades antibacterianas que dificultam a propagação do vírus. É uma opção simples e muito eficaz para combater a gripe.