Seis hábitos que duram cinco minutos e podem fazê-lo mais feliz

São hábitos simples que podem alterar a forma como encara o seu dia, tornando o seu cérebro mais ativo e aumentando a boa disposição. Altere as suas rotinas e sinta os efeitos destes conselhos.

Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock

Acordar cedo, as deslocações para o trabalho, o cansaço acumulado e o patrão que nem sempre é o mais amigável. Por vezes, encarar o dia-a-dia pode ser uma tarefa bastante árdua. No entanto, a Oficina da Psicologia – site que reúne dicas de vários especialistas sobre variados temas – reuniu seis formas de manter o seu cérebro mais ativo e aumentar a boa disposição de forma bastante simples.

Na fotogaleria em baixo pode ver quais são estes hábitos, que ocupam apenas cinco minutos do seu dia.

Ouça música

Existem vários estudos que associam a música ao aumento da atividade cerebral, nomeadamente em relação à dopamina, neurotransmissor normalmente associado ao prazer e motivação. Além disso, pode também como auxiliar no alivio de sintomas de ansiedade, stress, depressão ou insónias.

Respire profundamente

A respiração profunda e regular pode ajudar nos momentos mais difíceis. Nas alturas em que o stress parece dominar completamente o seu corpo (e ações) nada como utilizar algumas técnicas respiratórias para se tentar acalmar. A Oficina da Psicologia aconselha o download (gratuito) da aplicação Prana Breath, para que se lembre de respirar quando mais precisa.

Meditação

Se quer melhorar o seu dia-a-dia, a prática de meditação e um estilo de vida mindful – que vive o momento presente – podem ser essenciais. Neste artigo da DN Life (clique aqui) pode perceber os efeitos desta prática, com base em testemunhos de famílias, instrutores de meditação e psicólogos.

Sinta gratidão

A Oficina da Psicologia aconselha a reunir alguns acontecimentos do seu dia-a-dia pelo qual se deve sentir grato e, além disso, pensar um pouco sobre. «Tem mais impacto se escrever, por exemplo, três coisas, desenvolvendo um pouco o tema», pode ler-se no site.

Construa o seu bem-estar

A felicidade, por vezes, é vista como algo inatingível. No entanto, defendem os psicólogos, «aquilo a que habitualmente chamamos de felicidade é um resultado de satisfação pessoal e sensação de fluir sem esforço que deriva de pequenas opções, todas elas bastante modestas na sua essência». Deve, portanto, adotar a psicologia positiva na sua vida.

Sinta-se confiante

O truque é simples: deve estar dois minutos por dia na posição de Super-Homem ou Mulher-Maravilha. O que vai sentir? Mais confiança. A teoria é da psicóloga social norte-americana Amy Cuddy, professora da Harvard Business School e autora do best-seller O Poder da Presença, e parece dar resultados. «Deixe que o seu corpo transmita a informação de que você é poderoso, merecedor aos olhos dos outros, e vai realmente acabar por se tornar alguém mais presente, motivado e autêntico», explica a especialista.