São hábitos simples que podem alterar a forma como encara o seu dia, tornando o seu cérebro mais ativo e aumentando a boa disposição. Altere as suas rotinas e sinta os efeitos destes conselhos.
Texto de Alexandra Pedro | Fotografia Shutterstock
Acordar cedo, as deslocações para o trabalho, o cansaço acumulado e o patrão que nem sempre é o mais amigável. Por vezes, encarar o dia-a-dia pode ser uma tarefa bastante árdua. No entanto, a Oficina da Psicologia – site que reúne dicas de vários especialistas sobre variados temas – reuniu seis formas de manter o seu cérebro mais ativo e aumentar a boa disposição de forma bastante simples.
Na fotogaleria em baixo pode ver quais são estes hábitos, que ocupam apenas cinco minutos do seu dia.
Existem vários estudos que associam a música ao aumento da atividade cerebral, nomeadamente em relação à dopamina, neurotransmissor normalmente associado ao prazer e motivação. Além disso, pode também como auxiliar no alivio de sintomas de ansiedade, stress, depressão ou insónias.
Respire profundamente
A respiração profunda e regular pode ajudar nos momentos mais difíceis. Nas alturas em que o stress parece dominar completamente o seu corpo (e ações) nada como utilizar algumas técnicas respiratórias para se tentar acalmar. A Oficina da Psicologia aconselha o download (gratuito) da aplicação Prana Breath, para que se lembre de respirar quando mais precisa.
Meditação
Se quer melhorar o seu dia-a-dia, a prática de meditação e um estilo de vida mindful – que vive o momento presente – podem ser essenciais. Neste artigo da DN Life (clique aqui) pode perceber os efeitos desta prática, com base em testemunhos de famílias, instrutores de meditação e psicólogos.
Sinta gratidão
A Oficina da Psicologia aconselha a reunir alguns acontecimentos do seu dia-a-dia pelo qual se deve sentir grato e, além disso, pensar um pouco sobre. «Tem mais impacto se escrever, por exemplo, três coisas, desenvolvendo um pouco o tema», pode ler-se no site.
Construa o seu bem-estar
A felicidade, por vezes, é vista como algo inatingível. No entanto, defendem os psicólogos, «aquilo a que habitualmente chamamos de felicidade é um resultado de satisfação pessoal e sensação de fluir sem esforço que deriva de pequenas opções, todas elas bastante modestas na sua essência». Deve, portanto, adotar a psicologia positiva na sua vida.
Sinta-se confiante
O truque é simples: deve estar dois minutos por dia na posição de Super-Homem ou Mulher-Maravilha. O que vai sentir? Mais confiança. A teoria é da psicóloga social norte-americana Amy Cuddy, professora da Harvard Business School e autora do best-seller O Poder da Presença, e parece dar resultados. «Deixe que o seu corpo transmita a informação de que você é poderoso, merecedor aos olhos dos outros, e vai realmente acabar por se tornar alguém mais presente, motivado e autêntico», explica a especialista.