Sete formas de manter a pele hidratada, apesar do frio

A humidade, a chuva, o vento e as temperaturas mais frias deixam a pele mais desprotegida. O outono e inverno podem tornar a pele mais seca e irritada, surgindo muitas vezes fissuras e irritações. A solução? Siga estas sugestões.

Proteja-se

Irritações, frieiras, secura cutânea ou fissuras são alguns dos problemas de pele que surgem com as temperaturas mais frias. Esta é uma altura em que a pele perde hidratação, sendo que uma das formas de se proteger é utilizando luvas e lenços.

Use humidificadores

Para controlar a humidade nos espaços da sua casa deve utilizar um humidificador, especialmente nas zonas comuns da sua casa. Desta forma, vai conseguir repor os níveis de humidade «sugados» pelo calor do ar condicionado ou aquecedores.

Evite banhos demasiado quentes

As temperaturas baixas pedem muitas vezes um banho quente. No entanto, a água morna é a solução mais saudável para a sua pele. Evite também usar esponjas ou escovas no banho, de forma a não irritar a sua pele. Os banhos não devem ultrapassar os 15 minutos.

Hidrate-se

Nesta altura do ano deve procurar os cremes hidratantes mais adequados à sua pele e ao estado em que se encontra. A melhor altura para aplicar o creme é cinco minutos depois de tomar banho, momento em que a pele ainda tem alguma humidade.

Troque de sabonete

Sabonetes com indicação de esfoliação podem ser prejudiciais para quem tem a pele seca. Opte pelos sabonetes gordos.

Evite roupas de lã

Para quem costuma ter problemas de pele quando as temperaturas baixam é melhor evitar roupas de lã ou com tecidos menos macios. O algodão pode ser uma boa opção.

Beba água

É no verão que o consumo de água parece ser mais importante. No entanto, com as baixas temperaturas a pele também precisa de se hidratar e, como tal, deve manter os níveis de água no corpo elevados. Esta é uma tarefa essencial, especialmente para quem passa o dia em ambientes com aquecimento. Deve beber água mesmo que não sinta sede.


Veja também:

Receitas caseiras para combater a constipação