Tarte de coco no liquidificador

tarte de coco

Sabe aqueles encontros de família em que lhe pedem para levar um doce? Esta tarte de coco cai que nem ginjas.

INGREDIENTES

2 chávenas de leite (usámos magro)
4 ovos
1 chávena de coco ralado
1/2 chávena de farinha
6 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha (pusemos um pouco mais)
1/4 de colher de chá de noz-moscada ou canela
1/2 chávena de açúcar amarelo (os mais gulosos podem ir até aos 3/4)

FAÇA ASSIM

Pré-aqueça o forno a 180º C, unte uma tarteira com manteiga e farinha de trigo (pode utilizar antes um pirex se preferir) e reserve enquanto prepara a massa.

No liquidificador, em potência alta, bata muito bem todos os ingredientes (com exceção da noz-moscada) até obter um creme brilhante, denso e sem grumos.

Transfira o preparado do liquidificador para a forma de tarte previamente untada com manteiga e farinha. Polvilhe com a pitadinha de noz-moscada ou canela que deixou de parte, de forma a apurar ainda mais o sabor final por contraste com o coco.

Leve a tarte de coco a assar durante cerca de 45 minutos a uma hora (o tempo varia bastante consoante a potência do forno, por isso vá controlando para não deixar passar do ponto), até ficar bem douradinha por cima.

Finalmente, é só deixar arrefecer e servir simples ou acompanhada de uma bola de gelado de nata ou baunilha.

Esta tarte de coco no liquidificador é uma sobremesa que resulta sempre cremosa e muito macia, pelo que a única coisa difícil em todo este processo é mesmo conseguir controlar-se para não comer tudo de empreitada. Uma delícia!

Nota importante: Se quiser experimentar uma versão gelada desta tarte basta esperar que arrefeça, após tirá-la do forno, e guardá-la no frigorífico até ao momento de servir. É uma variante ótima para dias de maior calor.